Miguel Gularte, presidente da JBS Mercosul: "Oportunidade privilegiada"

A pecuária é um segmento privilegiado em nível global. Afinal, é um setor cuja demanda sempre supera a oferta em longo prazo. Tal situação traz oportunidade de crescimento única para todos os agentes de sua cadeia, dando margem a aumentos de produtividade e eficiência, pois todo acréscimo de produção será seguramente comercializado

Por Miguel Gularte, presidente da JBS Mercosul

A pecuária é um segmento privilegiado em nível global. Afinal, é um setor cuja demanda sempre supera a oferta em longo prazo. Tal situação traz oportunidade de crescimento única para todos os agentes de sua cadeia, dando margem a aumentos de produtividade e eficiência, pois todo acréscimo de produção será seguramente comercializado.

No Brasil, nós temos uma cadeia produtiva eficiente e que resulta em um bom produto. Nossa presença mundial é cada vez mais forte e diversificada geograficamente, tendo nos últimos anos avanço significativo em profissionalismo tanto nos aspectos industriais como nos comerciais.

A maturidade da nossa pecuária trouxe de volta a possibilidade iminente, por exemplo, de embarcar carne bovina in natura aos Estados Unidos, um dos países mais preocupados com o consumidor. No mercado norte-americano, podemos dizer que existe uma lupa constantemente focada na produção, informação e documentação dos alimentos importados. Qualquer deslize acarreta em custo elevado ao nosso país, à indústria e, consequentemente, ao produtor, sendo que estamos preparados e confiantes.

É fundamental destacar que processos como a abertura de mercados demandam algo muito importante, que é paciência, e também esforços de todos os elos da cadeia: do governo, no papel de reunir informações em tempo e forma adequados, não só preenchendo os formulários necessários e garantindo o cumprimento dos procedimentos; da indústria, habilitando suas unidades; e do produtor, disponibilizando suas informações aos órgãos responsáveis.

Neste sentido, o Brasil vem garantindo conquistas relevantes graças ao trabalho com sanidade. Isto fez com que outros países tivessem embasamento para abrir suas fronteiras para nossa carne bovina. Isto é imprescindível, pois, em eventuais dificuldades de consumo no mercado interno – como a que podemos enfrentar em algum momento -, temos a possibilidade de escoar a produção por canais de venda diversos em vários países em todo o mundo.

Vamos juntos rumo a um ótimo futuro, que será realidade com o trabalho e a união de todos. Este é um movimento que traz equilíbrio ao mercado. Nos ajuda a conquistar e manter status ante os nossos clientes e nos dá possibilidade de crescimento de toda sorte. Em síntese, podemos dizer que a pecuária de corte é uma das atividades econômicas mais seguras em nosso país, e isso graças ao trabalho de seus agentes.