Como produzir 33% mais bezerros com o mesmo número de vacas?

Diretor do programa Qualitas, Leonardo Souza, diz que ajustes na reprodução podem aumentar a produtividade do pecuarista e evitar um dos principais problemas do país: o abate de animais tardios.

Diretor do programa Qualitas, Leonardo Souza,  diz que ajustes na reprodução podem aumentar a produtividade do pecuarista e evitar um dos principais problemas do país: o abate de animais tardios. 

Na manhã desta terça-feira, 13, o Giro do Boi levou ao ar uma entrevista com o médico veterinário Leonardo Souza, diretor do programa de melhoramento genético Qualitas. Em conversa com o repórter José Neto durante a Beef Expo, evento realizado na capital São Paulo durante a última semana, Souza  ressaltou que problemas derivados de erros na reprodução bovina impedem maior desfrute do pecuarista.

Leonardo sugeriu que uma estação de monta mais curta, que viabilize um menor intervalo entre partos e diminua a idade à primeira cria, possibilita colher 33% a mais de bezerros por ano com o mesmo número de vacas.A melhoria na fase de cria ajudaria a solucionar outro grande problema da pecuária do Brasil, segundo Souza. Atualmente, 34% do gado abatido no País chega ao frigorífico com mais de quatro anos,  sendo que, destes, 14% acima têm mais de cinco anos de idade.

Veja as informações completas na entrevista com Leonardo Souza disponível abaixo: