Veja na íntegra palestra do consultor Antônio Chaker sobre gestão e eficiência

26/04/2017
Veja na íntegra palestra do consultor Antônio Chaker sobre gestão e eficiência

O zootecnista Antônio Chaker, mestre em produção animal pela Universidade Estadual de Maringá, no PR, e coordenador do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, participou em fevereiro do Encontro de Líderes da Originação da JBS, em Campinas-SP. Durante o evento, o consultor comandou uma palestra compacta sobre gestão e eficiência da cadeia produtiva da pecuária de corte.

Chaker inicia o discurso alertando que grande parte dos pecuaristas hoje gasta o mínimo possível com medo de levantar todas as informações de sua fazenda. “A falta completa e total de informação que tem grande parte do pecuarista faz com que ele jogue na retranca. Porque, afinal de contas, se eu não sei o quanto estou ganhando, eu vou gastar o mínimo possível. Aí começa a se formar uma cultura de um produtor que não quer gastar nada, porque pelo menos assim ele não vai ter prejuízo. Mas o problema é justamente o contrário: esse jogo na retranca, por medo, por falta de informação total, faz com que a gente tenha de alguma forma uma condição da atividade pecuária que não produz”, esclarece Chaker.

“A única saída para modernizar a atividade pecuária é o pecuarista parar de fazer a conta do boi, parar de pensar no boi e começar pensar na fazenda. Enquanto ele continuar pensando no que ele gasta com o boi e esquecer a fazenda, ele vai tentando cada dia mais ir pra retranca até falir”, complementa o consultor antes de iniciar a proposição de uma mudança no modelo de negócio, tendo como meta o lucro por hectare.

Confira qual é esta mudança e todas as orientações clicando no player abaixo:

Veja também no quadro Giro Tecnológico, com Antônio Chaker:

+ Saiba quanto esperar de lucro de uma fazenda de gado de corte a partir de três variáveis

Veja também: