A lição da Embraer para um grupo de pecuaristas brasileiros

Consultor revelou que foco no atendimento ao cliente final, ou aos passageiros, é uma das chaves do sucesso da empresa brasileira

Nesta segunda, 10, o Giro do Boi exibiu entrevista com o médico veterinário Rodrigo Meirelles, mestre e doutor em qualidade e produtividade animal com experiência em gestão de fazendas no Brasil, Paraguai e Bolívia, além de ter sido professor universitário. Atualmente, Meirelles atua como um dos franqueados do Instituto Terra de Métricas Agropecuária, o Inttegra, uma das empresas participantes do estudo de Benchmarking, que em 2018 foi para a sua sétima edição.

O veterinário contou durante sua participação no programa de uma recente experiência que teve ao levar um grupo de pecuaristas para uma visita à sede da Embraer, em São José dos Campos, interior do estado de SP. “Foi uma ação bem diferente. Primeiro, para a valorização das indústrias que a gente tem aqui dentro do País, que precisam ser cada vez mais reconhecidas. A Embraer é uma empresa de tecnologia fenomenal. A gente foi muito bem recebido lá pelo pessoal e descobriu que é a melhor indústria de tecnologia de produção de aviões do mundo”, aprovou.

Além deste fator, Rodrigo apontou como um dos aprendizados da visita o fato de ter o foco no cliente final, um dos segredos do sucesso da empresa, que pensam nos passageiros na hora de entregar uma aeronave a uma companhia aérea.

Na entrevista, Meirelles destacou também os resultados do levantamento de Benchmarking 2018, enaltecendo a descoberta de que 30% das fazendas analisadas tiveram lucro médio 16 vezes superior à média. Ao todo, foram analisados os dados de desempenho de 420 fazendas de 15 estados brasileiros, além de Bolívia e Paraguai, que reúnem um rebanho de 1,7 mi de cabeças de gado e 66 mil hectares de agricultura.

“E o que os melhores estão fazendo e como eles estão conseguindo isto?” indagou o veterinário. “A gente consegue perceber vários pontos similares que estão entre os principais. Se a gente pegar 30% das fazendas mais lucrativas (ou 67 propriedades), a gente percebeu que elas lucram 16 vezes a mais do que a média das outras”, quantificou.

Rodrigo citou três diferenciais destas fazendas na hora de se destacar em termos de resultado:

– Atitude de dono de toda a equipe;
– Faturamento acima de oito vezes o valor de sua folha de pagamento;
– Fazem gestão de um modo simples e eficaz.

O consultor se colocou à disposição para responder dúvidas de pecuaristas interessados em gestão pelo e-mail [email protected].

Veja pelo vídeo abaixo sua entrevista na íntegra: