Caravana da Produtividade percorrerá regiões que concentram 170 mi de bovinos

Uma das novidades desta edição, é a organização de uma equipe especial com foco na pecuária leiteira. Cerca de 5 bilhões de litros de leite são perdidos no Brasil e uma das causas é o problema enfrentado com mastite.

Foi dada a largada para a 3ª edição da Caravana da Produtividade, lançada na última segunda-feira, dia 04 de setembro em São Paulo. O objetivo é levar informações aos produtores de corte e leite para que aumentem a produtividade utilizando novos conceitos. Um dos caminhos segundo Pedro Bacco, diretor da Boehringer Saúde Animal, é conhecer de perto o trabalho dos produtores e funcionários das fazendas.Nós entendemos que um país que possui o maior rebanho comercial do mundo, que produz em média 3,5 ou 4 arrobas  por hectare ano, pode produzir muito mais. É possível elevar essa média  e nós vamos fazer esse movimento para que se consiga esse resultado no Brasil”, ressalta o diretor. Quatro equipes, 13 estados e mais de 100 cidades  percorrendo 60 mil quilômetros em 60 dias. E em meio a todo esse território 170 milhões de bovinos. A missão é impactar 5 mil pecuaristas, 900 balconistas e 800 funcionários de fazendas.

+ Leite

Uma das novidades é a organização de uma equipe que terá pela primeira vez,  foco especial ao produtores de leite.  Cerca de 5 bilhões de litros de leite são perdidos no Brasil por conta dos problemas da mastite, doença comum na pecuária leiteira que inflama as glândulas mamárias das vacas, este é apenas uma das enfermidades que prejudicam a produtividade leiteira. Esta é a afirmação de Fernando Dambrós,  gerente da linha leite Boehringer Saúde Animal que também  comentou sobre a programação especial aos produtores “Nós vamos levar com a Caravana e os nossos parceiros orientações que vão desde manejo, para tentar reduzir ao máximo esse prejuízo e melhorar a lucratividade do produtor”.

A Caravana da produtividade também irá oferecer tecnologias para um dos maiores problemas na pecuária brasileira, o controle de plantas daninhas, que de acordo com os últimos números do Rally da Pecuária, cerca de 30 milhões de hectares são perdidos  por conta de infestação de plantas invasoras, um número alarmante que gera prejuízo para a atividade. “Nós podemos dobrar a produção de carne no Brasil sem derrubar uma única árvore, é só usar melhor a área disponível de pastagem e associada ao uso de pasto, usar suplementos nutricionais que ajudam o animal a produzir mais”, comentou Marcos Baruselli, que é  gerente de confinamentos Tortuga DSM.

Confira abaixo os roteiros da Caravana da Produtividade 2017

[Best_Wordpress_Gallery id=”450″ gal_title=”Caravana da Produtividade 2017″]

1ª – Caravana Pecuária de Corte – RS, PR, SP, MS

2ª – Caravana Pecuária de Corte – GO, MT, RO

3ª – Caravana Pecuária de Corte –  BA, TO, MA, PA

4ª – Caravana Pecuária Leiteira – RS, SC, PR, SP, MG, GO

Durante o programa Giro do Boi, serão divulgados os locais onde serão ministradas palestras e treinamentos. No total serão 10 atividades para funcionários de fazendas que vão além de capacitação a aplicação de diretrizes do manejo de bem estar animal. Outra orientação especial a ser oferecida, será o treinamento para aplicação correta da vacina contra a febre aftosa.

Confira o primeiro destino da Caravana da Produtividade:

Caravana da Produtividade iniciou hoje em Gurupi-TO