Conheça a “mesa de maternidade”, inovação que facilita o manejo de bezerros

Estrutura imobiliza o bezerro recém-nascido e não permite o acesso da vaca ao local de manejo, garantindo a segurança e a praticidade para o peão

No quadro Giro pelo Brasil desta quarta, 29, o zootecnista e coordenador de vendas e demanda da Boehringer Saúde Animal Eduardo Kister apresentou treinamentos de boas práticas de manejo realizados em fazendas do Espírito Santo.

Em entrevista concedida ao apresentador Mauro Sérgio Ortega, Kister destacou uma estrutura inovadora desenvolvida por um dos clientes da companhia, da Fazenda Patrimonial Lorena, em Ecoporanga-ES, para o manejo de bezerros, batizada mesa de maternidade. “Essa mesa fica dentro de uma casinha no meio de um cercado que o bezerro tem acesso e a vaca não encosta”, explicou Kister. A cura do bezerro é feita com a inserção do umbigo em uma espécie de cavidade na tábua que contém o produto indicado (veja detalhes no vídeo abaixo).

Leia também
+ Comportamento de bovinos deve ser trabalhado no nascimento; saiba como

 

Veja abaixo o vídeo completo:

CLIMA

De acordo com o zootecnista, o cenário de chuvas para 2017 está de certo modo diferente da média dos últimos cinco anos, quando houve seca mais acentuada. “Praticamente esse ano tem sido bom no estado, mas temos regiões que ainda estão sofrendo. No sul do Espírito Santo e região metropolitana, tem chovido bem e mais ao norte está meio devagar, mas melhorou muito em relação aos anos anteriores”, reportou.