Pecuarista deve ter atenção redobrada no início da vacinação contra febre aftosa

Na manhã desta terça-feira, 11, o programa Giro do Boi recebeu o diretor da área de grandes animais da Boehringer Saúde Animal, Pedro Bacco. Em foco esteve a importância da vacinação contra febre aftosa e o manejo adequado para a campanha.

Na manhã desta terça-feira, 11, o programa Giro do Boi recebeu o diretor da área de grandes animais da Boehringer Saúde Animal, Pedro Bacco. Em foco esteve a importância da vacinação contra febre aftosa e o manejo adequado para a campanha. Uma das maiores preocupações é com relação à formação de abscessos no local da aplicação, o que pode ocasionar a perda de volume de carne e comprometer a qualidade.

Durante a entrevista foram apresentado as formas corretas de manejo, como contenção dos animais e quais os locais mais indicados para a vacinação.

Obrigatoriedade

Outra abordagem de Bacco durante o programa foi a possível desobrigação do produtor em vacinar seu rebanho contra a doença. Afirmou que se trata de um processo delicado, pois demanda muito estudo e investimento. O diretor também comentou sobre o caso do estado de Santa Catarina, que hoje está livre do calendário de vacinação, mas que investiu fortemente em prevenção no passado recente e hoje colhe os resultados.

Bacco comparou a vacina contra a febre aftosa com um seguro de baixo custo, que garante ao produtor rural a certeza da manutenção do status sanitário do rebanho.

Confira a entrevista na íntegra: