Pesquisa aponta que produtor rural está mais conectado

61% dos entrevistados utilizam smartphones e aplicativos de mensagens para fazer negociações; em 2013, apenas 17% possuíam os aparelhos

61% dos entrevistados utilizam smartphones e aplicativos de mensagens para fazer negociações; em 2013, apenas 17% possuíam os aparelhos

Na manhã desta terça-feira, 27, o Giro do Boi recebeu em estúdio Ricardo Nicodemos, diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, a ABMRA, e que iniciou o trabalho de pesquisas com produtores rurais no ano de 1982. Os últimos dados da Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, lançados ao final de maio deste ano, foram colhidos em 15 estados com 2.835 entrevistados “porteira adentro”, em um trabalho que teve duração de quase seis meses.

Nicodemos comentou o desenvolvimento da pesquisa que traça o perfil do empresário rural nos dias de hoje. Um projeto com 240 questões e um minucioso trabalho realizado dentro de um semestre que trouxe resultados concretos  para o levantamento.

Uma das principais mudanças na atual pesquisa na comparação com a anterior, de 2013, foi a utilização de aparelhos como os smartphones, que se tornaram importante ferramenta de comunicação. Enquanto 61% dos produtores entrevistados em 2017 afirmam que utilizam os aparelhos, na última atualização do estudo da ABMRA, eram apenas 17%.

A participação da mulher no agronegócio também foi comentada na conversa desta terça. Ricardo lembrou que o reconhecimento à relevância da participação feminina na atividade está crescendo, e que em 30% das propriedades visitadas elas são mantidas na administração e gerenciamento dos negócios.

Nicodemos disse ainda que a participação dos jovens também está em expansão, o que é decorrente da crescente adoção de tecnologias e a consequente sucessão nos negócios. Mas embora os avanços tecnológicos estejam cada vez mais presentes na pecuária, ainda são menos acionados na comparação com a agricultura, ponderou o diretor da ABMRA. Outro ponto negativo apontado pela pesquisa da associação é que o tema “gestão do negócio” aparece como prioridade para apenas 13% dos entrevistados.

Confira a entrevista completa de Ricardo Nicodemos, diretor da ABMRA e coordenador da Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural no vídeo abaixo: