Bois confinados ganham quase 8 arrobas em 95 dias de cocho no Cetap

11/08/2017
Bois confinados ganham quase 8 arrobas em 95 dias de cocho no Cetap

Números positivos para os pecuaristas que enviaram suas boiadas para terminação no Centro de Tecnologia da Aliança da Produtividade (Cetap) de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Foi assim que o apresentador Mauro Sérgio Ortega deu início à entrevista com o diretor de relacionamento com o pecuarista da JBS, Fábio Dias, na manhã desta sexta-feira, 11. De acordo com Dias, nos primeiros 95 dias de confinamento, mais de dois mil animais foram terminados no Cetap, volume acima do esperado para o início do primeiro ciclo de confinamento em 2017.

Em relação ao desempenho dos animais, o ganho médio diário (GMD) apontou 1,79 kg/dia, o que resultou na produção 7,8 arrobas por cabeça em 95 dias de cocho. “A margem por cabeça engordada é de 7,8 arrobas que a gente viu ali, é uma das maiores dos últimos anos. Fazia muitos anos que a gente não ganhava tanto por cada cabeça que entra no confinamento”, celebrou Fábio Dias.

Com um cenário positivo para os confinadores, com custos de reposição e insumos em baixa, o número de animais terminados em cocho neste ano poderá ultrapassar as 4 milhões de cabeças. “O produtor está atento, o mercado é soberano, o pecuarista vai percebendo que os custos de engorda são bastante atrativos e, conforme ele vai recuperando a segurança, ele está optando (por confinar). A gente tem visto isso”, declarou o diretor.

O Centro de Tecnologia da Aliança da Produtividade – Cetap – é um programa que oferece a pequenos e médios produtores inclusão tecnológica e comercial na ponta mais competitiva da pecuária de corte por intermédio da terminação intensiva de bovinos. É fruto de uma parceria entre Boehringer Ingelheim, empresa que está entre as maiores e mais completas indústrias da saúde animal do mundo; JBS Confinamentos, companhia com mais de dez anos de atuação e experiência na engorda de bovinos em cocho; e Tortuga DSM, companhia que tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil por meio da introdução de novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o avanço da atividade. O objetivo é ajudar os pecuaristas a aumentarem sua produção de arrobas por hectare ao ano levando em consideração todos os aspectos sustentáveis envolvidos.

Atualmente, o Cetap tem duas unidades no Brasil: Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e Guaiçara, em São Paulo.

Confira no quadro abaixo outras vantagens:

Vantagens Cetap

Confira na íntegra a entrevista de Fábio Dias ao Giro do Boi:

Quer saber mais sobre confinamento? Confira a palestra: Devo confinar em 2017? Sim ou Não?

Veja também: