Saiba como nutrir adequadamente o gado nas águas

Mesmo considerado um momento propício para a produção agropecuária, é necessário ficar atento aos riscos e as oportunidades que podem surgir. O zootecnista Alexandre Foroni, afirma que em sua região choveu, agora em janeiro, até 450mm e isso prejudica a produtividade de uma fazenda.

No programa Giro do Boi desta quinta-feira, 15, o consultor,  zootecnista e pecuarista Alexandre Foroni, trouxe dicas sobre como aproveitar o período chuvoso nas fazendas para aproveitar ao máximo o potencial de desenvolvimento do rebanho. Mesmo considerado um momento propício para a produção agropecuária, é necessário ficar atento aos riscos e as oportunidades que podem surgir. Foroni, afirma que em sua região choveu, agora em janeiro, até 450mm. Com isso, o solo está encharcado, o gado fica estressado, e isso prejudica a produtividade de uma fazenda.

Protegendo o cocho

Para driblar essas intempéries, Foroni nos apresentou dicas e orientações como a proteção dos minerais oferecidos para o gado. Mesmo apesar do capim estar no seu melhor momento do ano, ele por sí só, não oferece todos os nutrientes necessários para o gado se desenvolver. Nesse caso, entram em cena a correta suplementação, principalmente de minerais, e o cocho inadequado para o período de chuvas, pode encharcar e empedrar, causando até fermentações e perda total do produto. Em fotos (vide vídeo) o consultor apresenta um modelo de cocho coberto que pode ajudar a proteger o mineral ofertado. Outra indicação é mudar a estratégia de suplementação que é oferecida,  aumentando a frequência de ida aos pontos de cocho e fracionando da forma melhor as dosagens necessárias.

No início da entrevista, feita via skype, direto de Pimenta Bueno, RO, Foroni, falou dos problemas enfrentados com as chuvas que danificam as estradas. O consultor comentou que além de prejudicar o transporte do boi gordo e a reposição de gado magro, a busca por insumos e suprimentos para os rebanhos também são prejudicadas. Junto com as chuvas, outro problema aparece nesta época do ano, são os raios, problema já discutido no programa Giro do Boi com o especialista sobre o assunto José Osvaldo Saldanha Paulino. Foroni relata que acompanhou casos da região de Pimenta Bueno, onde diversos pecuaristas sofreram perdas de lotes ao serem atingidos por raios.

Confira na íntegra a entrevista completa e outras dicas: