Brasil está perto de atender 100% da Cota Hilton

Até o fechamento do primeiro semestre desse ano devem ser embarcadas 10 mil toneladas para a Europa

Até o fechamento do primeiro semestre deste ano, o Brasil deve embarcar 10 mil toneladas de carne bovina à Europa e preencher 100% da Cota Hilton a que tem direito. Desde 2006 o país não atinge esse volume. A Cota Hilton atende o mercado de alto padrão da União Europeia e, para se enquadrar em suas determinações, o produtor deve rastrear seus animais desde o desmame e criá-los exclusivamente a pasto.

Para saber como atender as exigências, clique aqui e faça o download da cartilha do Bezerro Hilton.

Mais exportações

Para elevar o volume de carne embarcada ao exterior, o Brasil tenta ampliar seu acordo comercial com a China. Em visita a Pequim no começo de junho, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou que veterinários chineses virão ao Brasil com o objetivo de aumentar o número de plantas habilitadas à exportação. A intenção é que o leque de produtos enviados aos chineses – que atualmente compram apenas carne bovina in natura – se torne maior, incluindo miúdos e carne com osso.

A abertura do mercado norte-americano para a carne bovina in natura também segue em fase final de negociação. A pendência é a criação de um acordo em relação aos certificados sanitários em ambos os países, o que depende da visita de um técnico brasileiro aos EUA, que havia sido adiada com a troca de governo e deve acontecer ainda neste mês.