Chuvas chegam a 300 mm em novembro e atrapalham transporte de gado em Rondônia

Precipitações na região só devem diminuir a partir de quarta-feira da próxima semana, segundo projeções de meteorologista do Inmet

Pecuarista de diferentes regiões do estado de Rondônia já estão enfrentando dificuldades para o transporte de gado por conta das condições das estradas após a incidência de fortes chuvas. A situação foi detalhada no quadro Giro na Estrada desta sexta, 30, em entrevista com o engenheiro agrônomo Leonardo Vieira, coordenador de logística do boi gordo da JBS.

“Hoje Rondônia está com índice pluviométrico muito elevado. A gente está com chuvas distribuídas pelo estado todo“, afirmou o coordenador, apontando problemas para o escoamento da produção até as unidades de Porto Velho, Vilhena, São Miguel do Guaporé e Pimenta Bueno.

Confira a previsão do tempo para Rondônia nos próximos dias *

Com efeito, o acumulado de precipitações é expressivo para o estado. “A gente observa que já choveu neste mês de novembro, as chuvas acumuladas em parte da região Norte do Brasil, superam os 250 a 300 mm. […] E a tendência para os próximos dias indica que a partir de amanhã, em direção à próxima semana, as áreas de chuva continuam pegando aqui em parte da região Sudeste e vão avançar ao longo da segunda,terça e quarta-feira em direção a Goiás, Mato Grosso, Tocantins, parte do Pará e também até Rondônia”, afirmou o meteorologista, mestre e doutor pela USP, Marcelo Schneider, coordenador do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As chuvas só devem diminuir a partir do Sul de Rondônia a partir de quarta pra quinta-feira da próxima semana, mostram as projeções.

Veja a previsão completa no vídeo ao final do texto, a partir de 7’55”.

“A orientação é manter o planejamento. A gente precisa ver estas condições de estradas para escoar a nossa produção. O pecuarista precisa ficar atento a como está a sua estrutura desde curral e estradas até o acesso nas rodovias”, reforçou Vieira.

Veja o quadro na íntegra no vídeo abaixo: