Cetap oferece quatro modelos de negócios para engorda em confinamento; saiba quais são

Centros de Tecnologia da Aliança da Produtividade possibilitam quatro modelos de engorda nos confinamentos de Lucas do Rio Verde-MT e Guaiçara-SP: parceria, boitel (diária), recebimento conforme o número de arrobas produzidas e ração por quilo, mais comum para fêmeas

Os Cetaps – Centros de Tecnologia da Aliança da Produtividade – já estão funcionando nas unidades de confinamento da JBS em Guaiçara-SP e Lucas do Rio Verde-MT. O projeto, desenvolvido em parceria entre a própria indústria de carnes, a Boehringer Saúde Animal e a Tortuga DSM, foi destaque do quadro Giro pelo Brasil nesta quinta, 06.

O gerente de confinamento da unidade do interior paulista, Fernando Sagrado, afirmou durante sua participação no Giro do Boi que a procura pelas modalidades de negócio já está aumentando, tendo em vista a aproximação da entressafra e também o fato de as propriedades não movimentarem seu rebanho durante a vacinação contra a aftosa, que começa oficialmente no próximo mês de maio. “O pecuarista tem que se atentar porque em maio a maioria das propriedades fica trancada por causa da vacinação de febre aftosa. Então o final de abril representa uma data importante para confinamento”, alertou Sagrado.

O Cetaps foram criados para que os pequenos e médios pecuaristas que não possuem estrutura própria de confinamento tenham opção para terminar seus lotes em cocho, aproveitando os benefícios da engorda intensiva para melhorar os indicadores da fazenda, como taxa de lotação e giro mais veloz do estoque. “O pecuarista faz a parte da recria, leva esse animal até os 360 a 380 quilos e manda para o confinamento em alguma das modalidades para fazer a terminação em cocho e abater esse animal em 2017”, resume Sagrado. Segundo o gerente, o produtor tem a opção de enviar animais de até 450 kg, faixa de peso em que ainda há ganho significativo na engorda.

No modelo proposto pela iniciativa, o acerto ocorre somente após o abate dos animais, não havendo necessidade de qualquer desembolso anterior a esta etapa por parte do pecuarista. São quatro as modalidades de negócios disponíveis para o produtor interessado em optar pelo confinamento como estratégia de terminação nos Cetaps:

– Boitel (valor conforme a diária, o modelo mais conhecido);
– Arrobas produzidas;
– Parceria;
– Ração por quilo (mais comum no confinamento de fêmeas).

Veja mais detalhes abaixo no vídeo abaixo:

+ Contatos:

CETAP Guaiçara-SP

[email protected]/ (14) 3547 9050

CETAP Lucas do Rio Verde-MT
[email protected] / (65) 3212 0070