Conheça a história do Instituto Biológico de SP, que completou 90 anos em 2017

Instituto Biológico de SP, que foi fundado em 1927 para combater a broca do café, tornou-se a base de programas nacionais de sanidade, e hoje realiza por ano mais 200 mil exames diagnósticos de brucelose e tuberculose

São 90 anos de história do único laboratório no Brasil que produz antígenos para exames diagnósticos de brucelose e tuberculose em animais, sendo a base do programa nacional de controle e erradicação destas doenças. O Instituto Biológico de São Paulo, fundado em 1927 para combater a incidência da broca do café, tornou-se muito maior do que previam seus primeiros pesquisadores.

Leia também
+ Vacinação de gado: tire dúvidas sobre agulhas e aplicação de medicamentos

A história da instituição foi contada hoje pelo seu diretor geral, Antônio Batista, em entrevista concedida ao repórter Marco Ribeiro no Giro do Boi. O gestor conta que atualmente o instituto ajuda tanto pecuaristas brasileiros como estrangeiros com a produção e exportação de vacinas e insumos para exames. Hoje, o laboratório do Instituto Biológico realiza mais de 500 diagnósticos por dia, sendo mais de 200 mil por ano. “Mesmo na crise, não sentimos diferenças com relação à sanidade animal, tendo uma demanda muito grande”, contou Batista.

Confira a entrevista de Marco Ribeiro com Antônio Batista na íntegra pelo vídeo abaixo: