Em ano de milho valorizado, aumente em até 15% o aproveitamento do grão pelo gado

“A gente tem que aprender a usar melhor o nosso milho”, afirmou doutor em zootecnia e pesquisador da Apta, Gustavo Rezende Siqueira; saiba quais técnicas de processamento potencializam a digestibilidade do cereal

Nesta sexta, 25, o Giro do Boi levou ao ar entrevista do repórter Marco Ribeiro com o pesquisador da Apta, a Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios, Gustavo Rezende Siqueira, doutor em zootecnia.

O pesquisador repassou dicas aos pecuaristas que querem aumentar o aproveitamento do milho para confinamento, o principal ingrediente das dietas de cocho, mas que representa até aqui em 2018 um desafio ao produtor pelo preço mais caro na comparação com o ano passado.

“A gente tem que aprender a usar melhor o nosso milho”, recomendou o pesquisador, referindo-se ao uso de tecnologias como silagem de grão úmido ou ainda o uso de milho reidratado.

Gustavo revelou que, de cada 100 quilos de milho que um boi come, ele aproveita, em média, 80% do valor nutritivo para converter em carcaça. Com a silagem de grão úmido, esta porcentagem aumenta para até 95% e ainda tem benefícios indiretos, como a possibilidade da compra antecipada do grão, seja úmido ou o grão regular para moer e misturar com água, aproveitando o melhor momento de compra e deixando a silagem maturar até o momento ótimo de consumo.

Além destas dicas, Gustavo indicou que os pecuaristas procurem profissionais especialistas na gestão de riscos para utilizar com propriedade ferramentas de proteção de preço para se proteger das variações do mercado.

Veja pelo vídeo abaixo este trecho da entrevista de Gustavo Rezende Siqueira:

Foto: Felipe Rosa/ Embrapa