Fazenda em Chupinguaia é a primeira de Rondônia a apartar animais confinados por ultrassom

No primeiro trabalho utilizando a tecnologia, propriedade busca avaliar o desempenho dos animais em cocho observando a evolução da área de olho de lombo e a deposição de gordura e de marmoreio na carcaça

O quadro Giro do Dia desta quinta, 04, mostrou o trabalho da primeira fazenda do estado de Rondônia a fazer o aparte de animais confinados por critérios apontados em ultrassonografia.

Trata-se da Fazenda Santal, de Chupinguaia, do pecuarista Fábio Luiz Santin de Albuquerque. Nesta primeira etapa, 500 bois Nelore estão sendo avaliados, conforme apontou o gerente da propriedade em depoimento ao originador da unidade da indústria em Vilhena-RO, Wagner Alencar.

“Estamos fazendo ultrassonografia de carcaça vendo a eficiência dos animais dentro do confinamento. Então nós fizemos um primeiro ultrassom na entrada, que é normal, e nesse caso específico, como é um projeto que a gente está começando a desenvolver, esses animais hoje estão passando pelo ultrassom de novo para a gente ter uma ideia da saída do confinamento, se o que a gente estipulou no início do confinamento está sendo respondido na carcaça agora”, detalhou o gerente da Fazenda Santal.

A segunda avaliação, apontou o gerente, servirá para observar detalhadamente os ganhos em área de olho de lombo, cobertura de gordura e deposição de marmoreio na carcaça.

O trabalho está sendo desenvolvido pela DGT Brasil, que conta com mais de um milhão de animais avaliados por ultrassonografia em toda a América Latina, mas faz o primeiro trabalho no estado de Rondônia.

Veja mais detalhes no vídeo: