Fim da estação chuvosa propicia momento ideal para recuperação de estradas

No quadro Giro na Estrada, coordenador de logística reforça que principais regiões de escoamento do gado gordo estão secando, o que viabiliza reforma das vias

No quadro Giro na Estrada desta sexta, 04, o engenheiro agrônomo Leonardo Vieira, coordenador de logística da JBS Carnes Brasil, chamou atenção para o fim da estação chuvosa em boa parte das regiões produtoras de gado de corte no Brasil Central e ao Norte também.

Com a transição, as estradas que foram desgastadas pelas águas começam a secar, mas ainda apresentam pontos de atenção para possíveis atoleiros, embora com menor formação de barro, mas por buracos e outros obstáculos nas estradas de terra. Foi o caso de uma carreta que parou na Estrada do Cumaru, que escoa até 80% dos animais abatidos pela companhia em Redenção, no Pará (veja no vídeo abaixo).

“O recado agora se volta para os nossos governantes. Precisamos de ajuda, precisamos ver todas as estradas do Pará, do Norte do Mato Grosso e todas as regiões que necessitam desse reparo porque o Brasil todo sofreu bastante com essa chuvarada que aconteceu. Ainda temos pontos de atenção de chuva, mas agora é a hora de botar a mão na massa, pegar o maquinário e mandar para o meio do campo”, indicou o agrônomo.

Vieira comentou ainda um mapa do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, que mostra previsões de precipitações para os meses de maio, junho e julho, afirmando que em boa parte do país há uma estimativa de menor incidência de chuvas na comparação com o ano passado, mas com exceções. “Esse mapa demonstra que a região mais complicada, aquela que ainda vai ter grandes dificuldades, está no estado do Pará e ainda Rondônia e Amazonas”, concluiu.

Veja pelo vídeo abaixo a participação de Leonardo Vieira na íntegra: