Oferta de alimentos para as próximas 5 décadas deverá equivaler ao total produzido nos últimos 10 mil anos

Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente afirma que produtor deve estar preparado para enfrentar o desafio com uso de tecnologias e com responsabilidade social

O produtor brasileiro tem um grande desafio e uma responsabilidade expressiva para com o futuro do planeta. Como uma das únicas nações capazes de produzir e exportar alimentos para a população mundial, o Brasil deverá ser protagonista da oferta para os próximos cinquenta anos.

“A gente precisa estar preparado porque os tempos não serão fáceis. Nós vamos precisar produzir nos próximos 50 anos a mesma quantidade de alimentos que foi produzida combinadamente nos últimos dez mil anos”, adiantou o ecologista, mestre em ciências biológicas e doutor em ecologia e biologia evolucionária Geraldo Stachetti, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, em depoimento ao repórter Marco Ribeiro.

“Se você pensar desde os tempos do faraós, desde os tempos das tribos Tupi-Guaranis no Brasil, desde os tempos dos czares russos, da corte francesa, todo o alimento produzido nos últimos dez mil anos, a demanda dos próximos cinquenta anos é igual. Ou seja, os nossos esforços vão ter que ser muito grandes, os impactos e a pressão sobre os recursos naturais vão ser crescentes e nós temos que estar bem preparados para enfrentar isto com tecnologia e com muita responsabilidade social”, revelou Stachetti.

Veja a conversa completa do pesquisador clicando no vídeo abaixo: