Pecuaristas do PA e AM começam vacinação contra aftosa nesta quinta (15)

Primeira etapa de imunização é destinada a pecuaristas localizados nos 41 municípios às margens do Rio Amazonas e das zonas de proteção das cidades paraenses de Faro e Terra Santa

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começa já amanhã (15) em algumas regiões dos estados do Pará e Amazonas. Os 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas, mais as cidades de Faro e Terra Santa, no Pará, iniciam nesta quinta o primeiro período do calendário de imunização contra a doença no País.

Todas essas regiões têm o status de livre de aftosa com vacinação, reconhecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e informado à OIE, a Organização Mundial de Sanidade Animal, que deve oficializar internacionalmente o status em maio.

Ao todo, no estado do Pará, cujo rebanho possui mais de 20 milhões de cabeças, são cinco etapas que integram o calendário. Esta primeira parte da vacinação é apenas para os pecuaristas das zonas de proteção de Faro e Terra Santa. Este período se estende até o dia 15 de abril. Em maio, a campanha é estadual, portanto, todos os bovinos e bubalinos deverão ser imunizados. Já de 15 de julho a 30 de agosto, Faro e Terra Santa voltam a reforçar a vacina. E de 15 de agosto a 15 de outubro a campanha é destinada aos produtores da Ilha do Marajó, com imunização obrigatória para todo o rebanho da região. Para encerrar, no mês de novembro ocorre a segunda etapa da campanha em todo estado do Pará.

O Amazonas também tem um calendário diferenciado. A partir de 15 de março e durante todo o mês de abril, são vacinados apenas os bovinos e bubalinos dos 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas. Já em maio, é a primeira etapa da campanha de vacinação em todo estado. Novamente os municípios das margens do Rio Amazonas imunizam o gado entre 15 de julho até o dia 30 de agosto. Por fim, no mês de novembro, o pecuarista amazonense tem de vacinar todo o rebanho do estado.