Período das águas se antecipa e limita transporte boiadeiro no estado do Pará

Em algumas regiões do estado, acúmulo de chuvas chegou próximo aos 200 mm nos últimos 15 dias. “Tendência é que continue”, alertou meteorologista

No quadro Giro na Estrada desta sexta, dia 14, os registros de dificuldades com logística vieram dos profissionais do transporte do boi gordo que atuam no Pará.

Os boiadeiros apontaram problemas na Estrada do Cumaru, que escoa gado de corte até Redenção-PA; na Ponte do Trairão, que fica na própria Estrada do Cumaru em direção à Fazenda Pampulha; na Estrada do Garimpo, uma das principais para o escoamento de produção até Santana do Araguaia-PA; e uma ponte na região da Cristalina na própria BR entre Redenção e Santana do Araguaia, que cedeu há cerca de uma semana pela força das águas, mas que já foi regularizada com urgência pela expressividade do tráfego local.

“O pecuarista, principalmente nesta hora, é importante reforçar a conversa com ele e trazer informações. Às vezes na região de sua fazenda a chuva é mais crítica do que mais próximo à indústria, então o contato constante, o alinhamento, é essencial. E quem tiver com escala programada para a próxima semana, está aí a recomendação de como vai seguir o tempo nesta região”, avisou Leonardo Vieira, coordenador de logística do boi gordo da JBS Carnes Brasil.

Para complementar as informações, o Giro do Boi recebeu um resumo das condições do tempo atualizadas pelo meteorologista mestre e doutor pela USP Marcelo Schneider, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Mapa. “Regime de chuvas que se antecipou neste ano, entre setembro e outubro costuma ter pouca chuva, são períodos mais secos e, na verdade, no final de outubro para novembro já tivemos um início adiantado das chuvas naquela região”, informou.

Nos últimos 15 dias, algumas regiões do estado já receberam mais de 150 mm de chuvas e, em alguns casos, chegando próximo aos 200 mm. “A tendência é que continuem as chuvas pelo menos entre sexta e sábado nesta região entre o Sul e o Oeste do Pará. […] A tendência é que entre a sexta e o domingo as chuvas sejam bem fortes e abrangentes no Sul do Pará. E depois as chuvas vão ficar mais restritas e volumosas na parte mais Oeste do Pará indo para o Amazonas e também Mato Grosso”, acrescentou o meteorologista do Inmet.

Veja os mapas da previsão do tempo e o quadro Giro na Estrada pelo vídeo abaixo: