Raça Caracu evolui com programa de seleção e passa a atender mercado de carnes premium

Projeto de melhoramento Taurino Tropical foi implementado em fazenda do MT há 15 anos e conta com avaliações do Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, para chancelar os dados

A raça Caracu está evoluindo no País com o programa de seleção e os animais passam a atender mercado de carnes premium.

Esse tema foi destaque no programa desta quarta, 08. O Giro do Boi exibiu um vídeo do programa de melhoramento genético Taurino Tropical, feito pela Fazenda Arinos, localizada em Diamantino, no Mato Grosso.

Há 15 anos, na busca pela intensificação de sua produtividade, o pecuarista titular da propriedade José Neves estabeleceu o projeto.

Ele contou com informações sobre a evolução do rebanho sendo chanceladas pela Embrapa Gado de Corte com o Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte.

Carne de qualidade do Caracu

Bovinos Caracu em área de pastagem. Foto: Divulgação
Bovinos Caracu em área de pastagem. Foto: Divulgação

Com o desenvolvimento do Caracu, dentro do programa Taurino Tropical, Neves percebeu que poderia aproveitar outra característica da raça, além da produtividade: a carne de qualidade.

Em 2018, após o lançamento do Protocolo 1953, que viabiliza a utilização de raças diversas como produtora de carnes para o mercado premium, a Fazenda Arinos tornou-se fornecedora da matéria-prima.

Valendo-se dos ganhos genéticos e do trabalho consistente de sanidade, nutrição, bem-estar e sustentabilidade.