Carrapato: saiba quais cuidados podem evitar prejuízos na carne e no leite

E para auxiliar os pequenos produtores que enfrentam problemas de infestações nos rebanhos o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgou um vídeo que aborda com mais detalhes as diversas consequências como a tristeza parasitária, perda de peso e cuidados necessários para evitar resíduos na carne e no leite.

Seja na pecuária de corte ou de leite os danos causados pelo carrapato são irreparáveis. De acordo com pesquisas da Embrapa Gado de Corte, os prejuízos contabilizam mais de 10 bilhões de reais por ano. Uma das soluções mais viáveis continua sendo a prevenção contra esse vilão.

E para auxiliar os pequenos produtores que enfrentam problemas de infestações nos rebanhos, o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgou um vídeo que aborda com mais detalhes as diversas consequências como a tristeza parasitária, perda de peso e cuidados necessários para evitar resíduos na carne e no leite.

“É importante o produtor saber qual é a melhor época para ele fazer o tratamento. Sabe-se que o carrapato ocorre ao longo de todo o ano. No entanto, na época de maior calor e maior umidade, a infestação fica maior”, explica a pesquisadora científica do IB Márcia Mendes, bióloga e doutora em Parasitologia.

Confira o vídeo abaixo com mais informações na íntegra.