Confira os cuidados com a ração dos cavalos

O médico veterinário, Mário Duarte alerta: ração em excesso pode ocasionar cólicas e laminite (também conhecida como aguamento), que é a infecção dos cascos.

No programa Giro do Boi desta quinta-feira, 15, foi ao ar uma reportagem especial sobre os   cuidados necessários com o arraçoamento dos cavalos. Quem trouxe os detalhes foi o médico veterinário e consultor, Mário Duarte. Ele explicou que, para cada situação em que o animal se encontra, é necessário um tipo diferente de suplementação adequada que melhore a performance e a saúde do equino. O especialista é categórico ao informar que não é indicado oferecer mais que 1% de ração de peso vivo do animal/dia. E que isto seja feito em mais de um trato. Ex: se um cavalo pesa 500 kg, recomenda-se oferecer 5 kg de ração, não mais de 3 kg por vez. Nesse caso, a orientação é fazer dois tratos diários de 2,5 kg cada.

Duarte também mostra dois exemplos de éguas que exigem o arraçoamento mesmo com o consumo do pasto. “Mesmo estando no pasto, elas não conseguem ingerir a quantidade de alimentos que precisam, pois uma tem problema com manqueira e a outra  com dificuldades de engorda, para isso recebem suplementos.”,  explica o entrevistado, ressaltando que é preciso analisar a necessidade ou não de suplementar com ração a tropa.

Outra orientação informada pelo especialista é sobre a possibilidade da ração em excesso ocasionar cólicas e laminite (também conhecida como aguamento), que nada mais é que a infecção dos cascos. Mais um fato curioso é a não indicação de rações de bovinos aos cavalos, pois possuem em sua composição o aditivo da monensina, indicada para ativar o crescimento de aves (200 vezes mais resistente) e bovinos (100 vezes mais). Uma pequena quantidade dessa substância pode intoxicar o equino causando anemia crônica e até morte.  A água também merece um ponto de atenção, deve ser oferecida limpa e com qualidade adequada para manter a nutrição dos animais.

Confira na íntegra todas as dicas , na entrevista completa.