Delegar ou delargar? Conheça o perfil das fazendas que melhor executam tarefas

Consultor Antônio Chaker diz que problemas na conclusão de tarefas estão mais relacionados com erros no modo de delegar do que com o profissionais envolvidos na execução; veja dicas para melhorar a gestão

“Pecuarista, alguma vez já aconteceu uma situação de você chegar na fazenda e ficar bravo porque aquilo que você pediu simplesmente não aconteceu?” Foi com esta indagação que Antônio Chaker, zootecnista, mestre em produção animal e diretor do Inttegra, Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, começou sua participação no G-Tec (Giro Tecnológico) desta quinta, 30. O assunto eleito pelo consultor para ser destrinchado hoje foi a questão “Delegar ou delargar?”, apontando que muitas vezes os gestores das fazendas não delegam atividades, mas simplesmente “largam” informações desencontradas e não obtêm o resultado esperado.

“Quando parte das coisas não acontece, não tem ligação com a pessoa que não fez, tem a ver com a tarefa ter sido delargada. Só pedir o que eu quero não resolve o problema”, avisou Chaker. “Lembre-se que em uma fazenda, o óbvio não existe, tudo tem que estar muito claro e você deve estar ciente de tudo sempre”, completou o zootecnista.

Chaker ainda fez uma brincadeira sobre o modo de incentivar as equipes a entregarem o resultado esperado. “O quinto aspecto desse processo todo: fez três gols, pede música. A equipe que mais entrega e mais faz tem que ser remunerada de forma diferente”, recomendou.

Para auxiliar os pecuaristas a delegar mais e delargar menos, Chaker listou cinco etapas:

1 – Especificar o que deve ser feito;
2 – Discutir as formas de como fazer;
3 – Determinar qual o resultado esperado;
4 – Negociar o prazo para quando a tarefa deve ficar pronta;
5 – Acompanhar de perto.

Além dessas cinco etapas, Chakar repassou ainda outras sete dicas para garantir com que as coisas aconteçam. “São os sete elementos das fazendas que mais executam”, resumiu.

1 – Conhecer o time, saber quem é quem;
2 – Realidade nua e crua: trabalhar com realismo;
3 – Definir metas para ter prioridades claras;
4 – Mais terminativas e ter menos iniciativas;
5 – Fez três gols, pede música: equipes que entregam mais deve ter diferencial de remuneração;
6 – Conhece-te a ti mesmo: saber as limitações da fazenda;
7 – Amanhã deve sempre ser melhor do que hoje;

Veja a aula completa de Antônio Chaker clicando no vídeo abaixo: