DEP para habilidade materna viabiliza desmama de bezerros até 30 kg mais pesados

Médico veterinário e diretor técnico da ANCP Argeu Silveira demonstra a importância da aquisição de touros de repasse e sêmen de reprodutores com DEP positiva para habilidade materna

No Giro Tecnológico desta terça, 07, o médico veterinário e diretor técnico da ANCP (Associação Nacional e Criadores e Pesquisadores) Argeu Silveira falou sobre a importância da aquisição de sêmen ou de touros de repasse com bons índices para a DEP (Diferença Esperada na Progênie) de habilidade materna.

“A importância da seleção de habilidade materna, ou seja, fêmeas que produzem leite e cuidam bem das suas crias, é uma característica de grande impacto econômico e precisa ser valorizada pelos selecionadores”, indicou o veterinário.

De acordo com Silveira, o ganho de peso durante a fase de aleitamento é o mais barato possível em toda a vida de um animal de corte, sendo que vacas Nelore podem desmamar bezerros acima de 300 kg a pasto sem utilização de creep feeding com as condições adequadas. “O criador pode desmamar um bezerro com dez arrobas, ou 50% do seu peso final, até os oito meses de idade única e exclusivamente com o custo da produção do leite da vaca”, comparou.

Argeu apresentou uma tabela que compara o desempenho de bezerros filhos de vacas com DEP entre 0,1% e 5% com o de filhos de vacas com DEP entre 80% e 100%, sendo que os primeiros tiveram uma diferença de peso de 17 quilos a mais aos quatro meses de idade. “Na desmama, esse peso ultrapassaria facilmente os 30 quilos de diferença”, adiantou o veterinário.

Veja o quadro G-Tec na íntegra clicando no vídeo abaixo: