Entenda como são feitos e qual a importância da seleção genética por índices econômicos

De acordo com diretor técnico da ANCP, relação é simples: quanto maior o índice econômico de um touro, maior a rentabilidade que ele pode proporcionar à fazenda

Nesta quinta, 11, o Giro do Boi exibiu entrevista com o médico veterinário e diretor técnico da ANCP, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Argeu Silveira, que quantificou os impactos positivos de uma genética melhoradora, avaliada, em um rebanho de gado de corte.

O veterinário destacou a importância da seleção para lucratividade usando como critérios os índices econômicos. Segundo Argeu, a conta é simples: o pecuarista precisa ter em mãos todas as receitas e despesas de sua fazenda de ciclo completo e comparar às DEPs, a diferença esperada da progênie. Dependendo do impacto, no peso e na reprodução, por exemplo, esse é o valor do seu índice econômico. “Ou seja, se eu mudo a DEP de peso, qual o impacto? Dependo desse impacto, é o valor dela”, ilustrou.

“O animal de maior índice econômico é o de maior rentabilidade”, simplificou. “No caso da ANCP, quanto maior o índice, maior a lucratividade”, acrescentou o diretor da ANCP.

Entenda os detalhes da seleção genética por índices econômicos na entrevista completa abaixo: