Organizar o manejo é o primeiro passo para melhorar o bem-estar na sua fazenda

Veterinário que participou de encontro com Temple Grandin nesta semana enalteceu que planejar a lida com o gado é prioridade durante implementação das boas práticas.

O Giro do Boi recebeu em estúdio na manhã desta quarta-feira, dia 18, o médico veterinário Fernando Dambrós, gerente de produto da Boehringer Saúde Animal, empresa integrante da Aliança da Produtividade e uma das patrocinadoras da passagem da pesquisadora Dra. Temple Grandin pelo Brasil, professora da Colorado State University e referência mundial em bem-estar animal.

Dambrós, que ontem esteve reunido junto à Dra. Grandin com outros representantes da pecuária brasileira, revelou que o conceito de bem-estar está se expandindo para além das preocupações com o conforto animal em sim, mas desde a qualidade dos produtos com os quais são tratados os animais até a qualidade de vida dos peões são indicadores de bem-estar. “O principal avanço que nós temos nos últimos anos é que estamos conseguindo levar informações sobre bem-estar animal”, comemorou.

A Boehringer tem levado, de fato, informações sobre o tema às fazendas parceiras, que recebem com frequência treinamentos e capacitações em bem-estar, eventos destinados a todo o corpo de colaboradores, como peões, capatazes, gerentes e mais profissionais. Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com o professor Mateus Paranhos, professor da Unesp e coordenador do Grupo Etco.

Dambrós ainda respondeu dúvidas de telespectadores sobre manejo racional e destacou as principais considerações feitas pela Dra. Temple Grandin durante esta terça-feira, entre elas que o primeiro passo para o pecuarista tratar seus animais com respeito e lhes dar uma vida digna é organizar o manejo, planejar bem cada passo de uma vacinação, por exemplo, antes de executar o processo.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo: