Especialista reafirma que Capim Massai, se mal manejado, pode matar cavalos!

A fibra, que é de alta palatabilidade, contém talos grossos difíceis de serem ingeridos e podem se acumular no intestino (região do cólon), dando origem à enfermidade, podendo levar o animal a morte

O cavalo é considerado o melhor amigo do homem do campo, e os cuidados com este animal deve ir além dos tratos sanitários e nutricionais. O Giro do Boi voltou a trazer um dos temas mais acessados através no site em 2017: Massai o capim que pode matar cavalos. O repórter Marco Ribeiro foi conversar com um especialista em cavalos, o médico veterinário Mário Duarte, que reafirma a tese do professor Claudio Haddad (Esalq/USP), que foi o primeiro a alertar para os riscos que este capim pode oferecer a tropa. Um grande problema que pode ocorrer com o equino que ingere o capim, é a complicação das cólicas. A fibra, que é de alta palatabilidade, contém talos grossos difíceis de serem ingeridos e podem se acumular no intestino (região do cólon), dando origem à enfermidade, podendo levar o animal a morte. Importante ressaltar que o Capim Massai é ótimo para o gado (ruminante), porém é inadequado para os equídeos (monogástricos).

Manejo adequado:

O pastejo indicado para o animal de tropa, segundo o veterinário, são as variedades de gramas, em especial as famílias de tifton, pois são mais produtivas e podem produzir até 15 toneladas de matéria seca por hectare, além de suportar o pisoteio dos animais e não conter ácido oxálico.

Confira todas as dicas abaixo: