Liderança situacional e conceito big mac: que tipo de pecuarista é você?

20/03/2018
Liderança situacional e conceito big mac: que tipo de pecuarista é você?

No quadro G-Tec (Giro Tecnológico) desta terça, 20, o zootecnista e mestre em produção animal, Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, falou sobre dois conceitos de liderança para ajudar o pecuarista a tomar bem as decisões como gestor de sua fazenda: o conceito “big mac” e o situacional.

Chaker explicou que dentro da liderança situacional existem três tipos de comportamento: o líder autocrático, o democrático e o liberal. “A grande sabedoria é quando você entende os aspectos da liderança situacional e sabe em que momento você tem que ser autocrático, ou seja, do tipo “eu mando e você obedece”, o momento de ser democrático, que é o tipo “vamos decidir juntos”, e o momento de ser liberal, que é quando você vai deixar a equipe decidir”, resumiu o consultor.

Já o conceito de liderança “big mac”, popularizado por Ray Kroc, um dos responsáveis pelo sucesso da franquia McDonald’s, diz que o bom líder deve que navegar entre trabalhar in e on na fazenda. “Vou dar um exemplo prático: sabe aquele momento que você está apartando o gado, está pesando, embarcando, andando pela fazenda e tomando todas as decisões internas? Este é o momento in, quando você está no dia a dia, está no operacional. O momento on é quando você está pensando não na sua operação, mas para daqui quatro anos, o que deve fazer pra matar mais bois, comprar a área do vizinho”, ilustrou.

Para o zootecnista, o gestor que pensa somente no operacional (in) não tem sucesso ao desenvolver a estratégia de longo prazo para a sua fazenda, mas quem só pensa no futuro (on) e não se preocupa com a operação também fracassa ao conduzir seu negócio.

Veja abaixo as demais considerações de Antônio Chaker:

Veja também: