Pecuarista ganha opção de braquiária híbrida para consórcio com milho

Além de ter consumo maior por parte dos animais, variedade híbrida também pode ser utilizada para ensilar, produzindo até 50 toneladas de matéria verde por hectare

No Giro pelo Brasil desta terça, 24, o engenheiro agrônomo Gustavo Cavalcante Santos, representante técnico da Corteva Agriscience, a divisão agrícola Dow Dupont, deu destaque a uma nova alternativa para o produtor nordestino. Trata-se de uma variedade híbrida de braquiária que favorece o consórcio com milho para os produtores da região Nordeste.

“A gente tem produzido bastante. Ele tem consumo mais alto (pelo gado) do que outras braquiárias e isso reflete em ganho de peso”, notou o agrônomo. Os meses de abril e maio compõem a época ideal para o plantio do híbrido. “Aqui no Nordeste o inverno acontece muito concentrado. Então o ideal é que entre abril e maio o produtor inicie o plantio de milho já em consórcio com o capim. Quando ele for colher este milho, entre agosto e setembro, a braquiária já está muito bem plantada para ele entrar com esse gado”, detalhou.

Vedação de pasto e consórcio com milho são opções para a entressafra no Nordeste

Outra alternativa que o pecuarista nordestino tem é usar a produção de capim para ensilar. Segundo o agrônomo, é possível colher até 50 toneladas de matéria verde por hectare para armazenar e alimentar o gado posteriormente.

Veja mais detalhes e fotos pelo vídeo abaixo: