O índice de prenhez em sua fazenda estagnou nos 50%? Veterinário dá dicas para melhorar resultado

Associar o protocolo adequado com boa condição de pastagem e cuidados com sanidade pode elevar taxa de prenhez para 65% a 70%, afirmou especialista

No Giro pelo Brasil desta terça, dia 04, o médico veterinário Fernando Borges Leitão, coordenador de vendas da Boehringer Saúde Animal, destacou no programa uma das novas tecnologias em reprodução bovina que podem ajudar o pecuarista na próxima estação de monta, que normalmente tem início junto à primavera em boa parte do Brasil Central

De acordo com Leitão, a nova linha de implantes IATF Control, produzida pela companhia, se destaca das demais pelo baixo índice de queda. “(A linha é) Totalmente adaptada às necessidades do Brasil. Tem alto índice de entrega de resultados. A taxa de queda dos implantes é de 0,02%, é próxima a zero. A cada mil, cai um. Então é uma linha que veio trazer produtividade para o pecuarista”, frisou.

A linha foi disponibilizada ao mercado no ano passado depois de três décadas de pesquisa feita pelo professor Ed Hoffmann, da USP de Pirassununga, e já está em sua segunda estação de monta, reunindo dados de 25 mil protocolos aplicados em todo o Brasil. “Estamos indo para o segundo ano de estação de monta, já foram 25 mil resultados coletados no Brasil na estação passada e o foco é tirar o pecuarista destes 50% de padrão de resultado (de taxa de prenhez). Toda fazenda tem 50% como padrão de resultado, mas temos observado nestes 25 mil protocolos resultados de 65%, 70% (de prenhez). Então a vacada tem potencial para produzir mais. Utilizando o produto certo, dando condições de pastagens corretas para os animais e sanidade também é muito importante”, completou.

Para informar os produtores sobre como obter índices mais expressivos na estação de monta, a Boehringer Saúde Animal tem realizado uma série de encontros com criadores pelo Brasil. Veja a agenda destes encontros e a entrevista completa de Fernando Leitão pelo vídeo abaixo: