Período de transição abre janela para controlar parasitas; veja dicas para vermifugar o rebanho

No período seco e frio, ambiente se torna mais inóspito para as larvas, que passam a infestar mais os animais e favorece o controle de parasitas pela vermifugação

No quadro Giro pelo Brasil desta quinta, 10, o médico veterinário Fábio Centofanti, coordenador de venda e demanda da Boehringer Saúde Animal para Santa Catarina, explicou que, para boa parte das regiões produtoras de gado de corte no Brasil, chegou o momento ideal para combater os parasitas gastrointestinais.

Por um lado, a mudança brusca de tempo e de alimentação na transição entre águas e seca interfere no sistema imunológico dos animais e possibilita a entrada de agentes infecciosos. Mas o clima seco e mais frio também facilita o controle dos parasitas, uma vez que as condições do ambiente se tornam mais inóspitas para a sua proliferação.

É neste momento que a quantidade de larvas diminui nas pastagens e passa a infestar mais os animais. Por isso, vermifugar os bovinos torna-se mais produtivo nesta época do ano entre abril e maio e agosto a outubro, dependendo da região. “São o dois momentos ideais para traçar programa sanitário estratégico no controle de parasitas gastrointestinais”, recomendou Centofanti.

Veja a entrevista completa e as recomendações do veterinário pelo vídeo abaixo: