Saiba como identificar a bezerrada logo ao nascer e fazer a cura do umbigo

Professor Mateus Paranhos traz dicas para a peonada tornar positiva a primeira interação com a bezerrada recém-nascida, destacando a importância do bem-estar

O bem-estar animal está ligado a diferentes aspectos da produtividade da pecuária de corte. Entre as consequências positivas destas boas práticas está a resposta imunológica dos bovinos aos tratos sanitários, como as vacinas.

Por esta razão, a Boehringer Saúde Animal lançou recentemente uma série de conteúdos em vídeo para orientar o pecuarista sobre a relevância da melhoria do seu manejo. Dois destes conteúdos foram exibidos nesta quinta, 04, durante o Giro do Boi.

+ Veja outro vídeo da série: Como é feita a tatuagem e o furo na orelha dos bezerros sem estresse

Em um destes vídeos, o professor da Unesp de Jaboticabal-SP Mateus Paranhos, zootecnista, pós-doutor em bem-estar animal e coordenador do Grupo Etco (Grupo de Estudos em Etologia e Ecologia Animal), destacou o trabalho de cura de umbigo e identificação de bezerros na Fazenda Orvalho das Flores, da pecuarista Carmen Perez, localizada em Barra do Garças-MT.

Confira as dicas do professor Paranhos pelo vídeo abaixo:

Conheça com mais detalhes o trabalho da Fazenda Orvalho das Flores, visitada recentemente pela pesquisadora Temple Grandin:

+ Como o bem-estar ajudou uma fazenda do MT a diminuir a mortalidade e aumentar a taxa de prenhez e peso à desmama?

+ Conheça a fazenda que há oito anos não registra acidentes com animais ou peões