SP e MG devem ter chuvas acima dos 100 mm nos próximos dias

Precipitações podem passar dos 200 mm em pontos localizados de Minas; pancadas devem se estender também para GO, TO, Matopiba, oeste da BA e leste do MT

Alerta de chuvas volumosas para São Paulo e Minas Gerais nos próximos dias, começando já nesta sexta-feira, 24. Na previsão do tempo que foi ao ar pelo Giro do Boi, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, falou sobre as condições para todo o país.

“Preocupação entre esta última quinta-feira, ontem (23), e principalmente nesta sexta (24) até a semana que vem – os acumulados de chuva. O norte de São Paulo e praticamente toda região do estado de Minas Gerais devem estar alerta com precipitações que devem ultrapassar os 100 mm. […] (Os mapas) Colocam estas regiões com maiores volumes, acima dos 100 mm, podendo pegar também a região de Goiás, Tocantins. E a boa notícia é que estas áreas aqui do Matopiba e sul do Amazonas também vão ter precipitações. Então entre o norte de São Paulo, pegando o corredor norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que já teve problemas com enxurradas e alagamentos e pode voltar a ter precipitações intensas nos próximos dias. E esta parte toda abrangendo a região de Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, extremo sul de Tocantins, leste do Mato Grosso vão ser as áreas onde a chuva vai ser mais intensa”, resumiu Schneider.

“Em algumas áreas de Minas Gerais é muito provável que as chuvas, em dois ou três dias, excedam os 200 mm em pontos localizados. Em média, eu acredito que esta precipitação fique por volta de 150 mm em diversas áreas”, ressaltou.

Desde o litoral de Santa Catarina, passando pelo litoral do extremo sul de SP e chegando ao Rio de Janeiro e, sobretudo, Espírito Santo, há alerta para rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h entre sexta e sábado. No entanto, o sistema de baixa pressão se desloca rapidamente para rumo ao alto mar.

Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, chuvas de caráter irregular não servem para aliviar a estiagem pela qual passa boa parte do estado. A tendência é que nas próximas semanas, até nos próximos meses, o sul e o centro-sul gaúcho tenham menos precipitações em relação a outras regiões no estado.

Veja a previsão completa pelo vídeo abaixo: