Inmet alerta para temporais no Rio Grande do Sul a partir de segunda, 06

Chuvas fortes vêm acompanhadas de granizo em algumas regiões do Sul e Centro-Oeste, mas de modo geral são bem vindas para aliviar o tempo seco

Dura até o próximo domingo o sofrimento de boa parte dos produtores do Sul com o tempo seco que assolou a região nos últimos meses. Enquanto até aqui neste início de outono somente chuvas pontuais têm ocorrido, a partir de segunda-feira, dia 06, o tempo vira com temporais que podem vir até acompanhados de granizo em alguns locais. Foi o que apontou ao Giro do Boi nesta sexta, 03, o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Marcelo Schneider.

O meteorologista apontou quais as regiões que ainda recebem chuvas nesta sexta. “Tem chuva fraca prevista ao norte do estado de São Paulo, parte de Minas Gerais, Triângulo Mineiro. Região aqui de Ponte e Lacerda, no sudoeste do Mato Grosso, respondendo ao nosso telespectador, vai ter algumas pancadas de chuva acontecendo pelo Mato Grosso, principalmente aqui ao sul, sudoeste do Mato Grosso, sul do Pará, sul do Amazonas, então nestas áreas, volumes de 20 a 30 mm”, apontou.

No sábado, as precipitações estão previstas paras o norte do Ceará, litoral do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, norte de Minas e norte do Mato Grosso, além de novamente sul do Amazonas.

Já no interior de MG rumando para a Bahia, Sergipe, Alagoas e parte sul do Matopiba são regiões que devem permanecer sem chuvas ao longo dos próximos dias por um vento mais seco que chega ao norte.

Na segunda, chega uma chuva forte com aviso de temporal para o norte do Rio Grande do Sul, passando para os estados do Paraná até o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No sudoeste paranaense, o temporal deve vir acompanhado de granizo, possivelmente chegando até o centro-sul do MT, conforme reforçou Schneider.

O meteorologista passou informações a outro telespectador da região de Cerro Azul-PR que estava tendo problemas com a seca para o cultivo de tangerina, reforçando que a chuva que se aproxima será bem vinda.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Veja a previsão completa e os mapas no vídeo abaixo:

Foto: Chico Ribeiro / Reprodução Portal MS