Está difícil escolher a melhor dieta pro seu boi? ‘Licitação do ganho’ ajuda!

O que é determinante para escolher o protocolo nutricional mais adequado para suas boiadas? Antônio Chaker ajuda pecuarista na tomada de decisão

Pecuarista, você já esteve naquela situação em que recebe vários representantes comerciais e técnicos de diversas empresas em sua propriedade para falar dos benefícios dos seus protocolos nutricionais específicos? Como escolher o mais adequado para você? O que será o fiel da balança – preço, maior desempenho da boiada? Para ajudar o produtor que passa por esta situação, o zootecnista Antônio Chaker apresentou em seu quadro Dicas do Chaker desta quinta, 04, o conceito de licitação do ganho. Do que se trata?

“Dentro de todas as dicas que eu vou passar nesta temporada do quadro Dicas do Chaker, certamente esta é uma das dicas mais valiosas. Então anote bem, veja o nome: licitação do ganho. Para que ela serve, como ela funciona, como ela pode ser colocada em prática?”, apontou o zootecnista e diretor fundador do Inttegra, empresa especializada em consultoria a propriedades por meio de métricas gerenciais.

“Você já percebeu que o processo de suplementação pode ser diferentes combinações? Então eu posso engordar um animal, por exemplo, usando linha branca, usando suplemento adensado, aditivado, suplemento com 0,1%, 0,3%, 0,5%, 1% até 2% (do peso vivo) na terminação”, ilustrou o zootecnista.

Mas muitas vezes o pecuarista fica em dúvida. É neste momento que ele pode lançar mão da licitação do ganho. “Com a licitação do ganho, você resolve completamente o problema da dúvida sobre qual programa de nutrição você deve usar. Funciona da seguinte forma: quando você for montar seu projeto nutricional, quando for receber o técnico que vai propôr a nutrição pra você, o que você deve fazer? Você vai dizer pro técnico ou para a técnica que tem uma meta de ganhar 600 gramas por dia na média das águas e das secas, ou de 550 gramas ou de 650 gramas. Nunca abaixo de 550 g porque a atividade pecuária se torna muito mais lucrativa com os ganhos acima de 550 gramas. A partir do momento que eu estabeleço essa meta, eu coloco para o técnico da nutrição qual programa nutricional que faz com que eu tenha estas 650 gramas mais baratas. Então você não vai discutir apenas qual o custo do quilo do seu proteinado. A licitação do ganho é qual vai ser o custo da arroba produzida. Perceberam como você muda completamente o foco? Muito bem, eu compro um animal com sete arrobas e levo ao abate um animal com 19 arrobas, então eu tenho 12 arrobas para colocar nesse animal. Quanto de nutrição eu vou gastar para por estas 12@?”, questionou.

Para que o técnico conheça o cenário completo para apontar o melhor caminho para a sua fazenda, é necessário contextualizar todas as partes da equação: estrutura de pasto, cercas, aguadas, equipe. “E aí você vai ter várias ofertas […] e a partir deste momento você consegue tomar uma decisão muito melhor. Muito mais importante do que o quilo do valor do suplemento é o custo em nutrição destas 12 arrobas que você precisa engordar. Então traga a licitação do ganho para o seu dia a dia, comece a exercitar isto, combine com o seus técnicos que eu tenho certeza que a tua decisão sobre qual programa nutricional usar vai ficar muito mais fácil. Pense nisso”, concluiu.

Acesse outros conteúdos desta temporada do quadro Dicas do Chaker:

Na pecuária, produtividade só faz sentido se vier acompanhada de margem

Pecuarista deve dedicar 80% do tempo a melhorar o básico em sua fazenda

Qual a relação entre o orgulho que você tem da sua fazenda e o seu lucro?

Veja o quadro desta quinta, 04, na íntegra no vídeo abaixo: