Encerrada a estação chuvosa, estradas boiadeiras em RO precisam de reformas

Ramal do Boi, Ramal Mendes Junior, Linha 1 Vista Alegre e Estrada do Bandeirante são pontos que apresentaram mais dificuldade para o transporte de gado próximo a Porto Velho

A estação das chuvas já foi embora em boa parte do estado de Rondônia e, depois de levar muitas dificuldades para o transporte boiadeiro, é hora de planejar a recuperação das estradas de terra. Este foi um dos assuntos comentados pelo supervisor de transporte da TRP que atende a unidade de Porto Velho-RO da Friboi, Juliano dos Santos Camargo, em participação no quadro Giro na Estrada desta sexta, 10.

Camargo confirmou que a estação das águas está praticamente no fim e o tempo seco deve prevalecer até novembro, com menos atoleiros para os caminhões boiadeiros. A preocupação agora se volta para a recuperação das estradas, pontes e outras estruturas que mantêm a logística do boi em bom funcionamento.

Na região, os locais que apresentam mais dificuldades para a passagem das carretas, conforme informou o supervisor, são Ramal do Boi, Ramal Mendes Junior, Linha 1 Vista Alegre e Estrada do Bandeirante.

“O que o pecuarista (destas regiões) pode fazer para ajudar a gente é informar detalhes, pontes que estão ruins, se não entra com determinado tipo de caminhão, se entra desengatado, deixar a Julieta na beira da estrada, entra somente com o truck, baldeia a carga… Essas informações são cruciais porque às vezes você vai entrar com um equipamento de 25 metros, que é o Romeu e Julieta, e não vai ter condição de manobrar. Então esses detalhes são fundamentais para a gente”, revelou.

O supervisor de transporte comentou que sua unidade, que atua nas proximidades da capital rondoniense, passa por renovação de frota dos caminhões boiadeiros, trazendo novos veículos traçados e apropriados para os desafios da região.

Transportadora de gado renova frota no MT e RO de olho na segurança e bem-estar animal

Juliano também falou sobre o trabalho dos boiadeiros em meio à pandemia. Mesmo no estado de Rondônia cujos números se agravam em casos e fatalidades, os protocolos seguidos pelos colaboradores e companhia está reforçando a saúde dos colaboradores. O cuidado foi fator essencial para que nenhum colaborador da logística fosse infectado.

Operação especial de logística garante transporte de alimentos na pandemia

“A gente fez um protocolo junto aos motoristas, tem um protocolo do frigorífico também, que é medição de temperatura, utilização de máscara, viseiras. E a TRP forneceu todo suporte para o motorista, todo esse material de higiene, limpeza, luvas, essas viseiras, álcool em gel, máscara. E tem este acompanhamento diário, o boiadeiro chega na unidade, mede a temperatura, se tiver com alteração, a gente faz a avaliação. Todos os dias a gente tem um acompanhamento com o motorista para ver como ele está, conversa com ele”, informou.

+ Boiadeiros superam desafios das chuvas para concluir embarque de gado em Rondônia

De SP ao AC: veja a saga do transporte boiadeiro em uma viagem de mais de 3 mil km

Saiba quais os pontos de atenção para o transporte boiadeiro na região de Vilhena-RO

Veja a participação completa de Juliano dos Santos Camargo no quadro Giro na Estrada: