Frente fria deve levar geada mais forte do ano para o Sul a partir da 2ª, dia 13

Geadas moderadas a fortes atingirão RS, SC e PR; em contrapartida, parte Central do Brasil deve continuar com tempo típico de inverno, com calor e tempo seco

A chegada de uma frente fria na Região Sul do País deve provocar as geadas mais fortes do ano no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Extremo-Sul do Paraná. Foi o alerta feito nesta sexta, 10, pelo doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.

De acordo com o meteorologista, a frente fria entra no Brasil entre segunda e terça-feira e vai acarretar em madrugadas frias para os estados do Sul, com temperaturas inclusive abaixo de zero e geadas moderadas a fortes.

Em contrapartida, Schneider disse que nesta semana houve um afastamento do ciclone tropical que provocou ventanias fortes e chuvas intensas principalmente no Sul. As precipitações, entretanto, ainda devem ter consequências, como enchentes nos rios das zonas afetadas. “Enquanto isso, a parte Central (do Brasil) continua seca, praticamente sem chuva”, apontou, completando que o Extremo-Sul de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e alguns locais do Norte e litoral Nordestino tem alguma instabilidade.

O meteorologista respondeu ainda perguntas de telespectadores de São José dos Pinhais-PR e Marabá-PA.

“O final de semana deve ter calor e tempo seco, que é uma característica de inverno. Em toda esta parte Central do Brasil tem temperaturas elevadas e praticamente sem chuva, com umidade baixa, de 30%. Então a gente aí responde o Ezequiel Martins, de São José dos Pinhais, perto de Curitiba, no Paraná, que perguntou sobre as temperaturas, se o calor já chegou mais cedo neste inverno.

E o Marcos Ávila, de Marabá, perto divisa com o Maranhão e com o Tocantins, oeste do Pará, está perguntando sobre as chuvas de julho e agosto. Pois bem, as massas de ar devem atingir com intensidade forte e não deve ser tão frequentes, mas avança com intensidade forte a Região Sul ainda ao longo deste inverno. Porém as chuvas devem ficar confinadas mais nesta parte Sul do Brasil e Extremo-sul do Mato Grosso do Sul. O centro do Brasil e parte aqui do Norte, incluindo algumas áreas do Tocantins, devem ter chuvas abaixo da média. Então a região entre Marabá, nas próximas semanas e meses, passa pela época seca do ano, tem chuvas irregulares, muito localizadas e fracas, bem isoladas”, esclareceu.

O coordenador ressaltou ainda o lançamento nesta semana do novo site do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, facilitando acesso a informações como previsão do tempo, avisos, imagens de satélite, previsão por cidade e modelos numéricos. Acesse pelo link abaixo:

+ Novo Portal do Inmet

Leia também:

Tempo deve ficar mais seco do que a média ao longo do inverno no Brasil

Confira a previsão do tempo para esta sexta, 10, na íntegra pelo vídeo a seguir:

 

Foto ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de São José dos Ausentes-RS