Pecuarista, sua fazenda tem cultura organizacional?

Assista a estreia do quadro “Gestão de pessoas na fazenda” e entenda a importância de definir missão, visão e valores para encontrar e reter talentos

Pecuarista, a sua fazenda tem cultura organizacional? E você sabe da importância deste conceito para o sucesso da sua propriedade? Nesta sexta, dia 10, na estreia do quadro “Gestão de Pessoas na Fazenda”, a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski.

A cultura organizacional é um conceito que resume os pilares do trabalho de uma determinada empresa, como também pode ser aplicado para uma fazenda de gado de corte. “Como está a sua cultura organizacional? Existe uma? Você faz um trabalho parecido, algo que pode levar informação sobre qual é realmente sua identidade?”, indagou a consultora.

Segundo Lubaski, a cultura organizacional é essencial no processo de recrutamento e fidelização de talentos. “Eu sempre digo que a gente só defende aquilo que a gente conhece e a partir do momento que seu colaborador conhecer a sua história, conhecer os seus princípios, os seus valores, o comprometimento dele, com certeza, é muito maior porque ele vai entender, confiar no seu trabalho e, claro, passará para os seus colegas que o ambiente onde ele está inserido, que naquela empresa, sim, vale a pena trabalhar” explicou.

+ Quem não conhece a fazenda não tem como defendê-la, destaca especialista

A partir da identificação da importância desta cultura organizacional, a consultora deu dicas para o pecuarista elaborar a sua por meio de missão, visão e valores. “Crie-se aí as regras, qual é o seu objetivo, o porquê da sua existência. A sua fazenda existe por quê? Qual é o legado que você quer deixar? A partir do momento que você cria isso, você vai criar a sua missão. A missão da sua empresa é não só a missão de rentabilidade, mas principalmente a missão de você contribuir com pessoas”, explicou.

Já a visão mostra até que ponto a fazenda quer chegar, enquanto os valores representam tudo aquilo que os fundadores da empresa – ou propriedade rural – não abrem mão. “É aquilo que realmente eu não mudo, eu não vendo, eu não troco”, detalhou.

A consultora avisou que é essencial que o proprietário siga tudo aquilo que está descrito em sua cultura organizacional, lembrando da importância da liderança pelo exemplo.

A prática, segundo Lubaski, leva os vaqueiros, por exemplo, a se identificarem com determinada propriedade, onde vão querer fazer parte de sua história e ganhar o seu sustento.

Como encontrar a combinação perfeita entre peão e patrão?

“Se você criar aí na sua propriedade uma identidade da sua empresa, de cultura organizacional, comece com estes passos: missão, visão, valores. Crie uma história e faça a diferença. É isso”, concluiu.

Fazendas mais lucrativas do Brasil pagam mais a funcionários

Como premiar os funcionários de uma fazenda de pecuária de corte?

Assista e faça download das palestras em PDF do Webinar Giro do Boi – Segredos dos gestores das melhores fazendas

Assista a estreia do quadro “Gestão de pessoas na fazenda” pelo link a seguir: