Mesmo com pasto seco, produtor pode ter renda o ano todo usando boitel

Programando mensalmente a engorda de parte de seus animais, produtor pode driblar a estacionalidade forrageira e acelerar o giro do boi dentro da porteira

Com a seca judiando do vigor das pastagens brasileiras ao longo deste inverno, o pecuarista brasileiro teve um desafio maior para manter o peso das boiadas na entressafra de 2020. E em alguns casos mais graves, não somente sofrendo pela restrição de nutrientes das forrageiras, mas com a sua destruição.

“Além do fogo que entrou nas propriedades, está muito seco!”, disse em entrevista ao Giro do Boi o médico veterinário e gerente do Boitel JBS em Guaiçara-SP, Luciano Júnior, o Guacho. “Então os animais vêm perdendo peso, a procura está sendo muito intensa e a gente vai alojando os animais dos nosso parceiros no dia a dia. O boitel serve como ferramenta também para que o pecuarista consiga aproveitar a valorização no mercado que a gente está observando hoje. É uma ferramenta de serviço para diversos perfis de pecuaristas”, acrescentou.

De acordo com Luciano, ao utilizar o boitel como ferramenta, o produtor pode programar ter renda em todos os meses do ano, independente da seca que acomete suas pastagens. “E ter também renda o ano inteiro. Se todo mês o pecuarista colocar um pouco de boi no boitel conosco, ele vai programando a sua rentabilidade todos os meses para fazer todo o seu giro da fazenda”, completou.

Nas unidades dos Boiteis JBS, como no caso de Castilho (a companhia tem unidades também em Guaiçara, em SP; Terenos e Rio Brilhante, no MS; Campo Florido-MG; e Nova Canaã do Norte e Lucas do Rio Verde, no MT), as modalidades de negócio são quatro: diária, parceria, arrobas engordadas e ração por quilo.

Em comum entre as modalidades está o fato de o pecuarista não desembolsar os custos da operação até que o abate do lote seja realizado. “O parceiro não desembolsa nada. Nós temos uma ajuda também de ICMS para animais que vêm de outro estado. No frete, a gente busca os animais na fazenda do parceiro para que ele não tenha despesa nenhuma, com todo o acerto sendo feito no final, no abate. Nosso parceiro pecuarista não desembolsa nada”, reforçou.

Na unidade de Castilho, o produtor pode buscar informações sobre escala de lotes para a engorda pelo telefone (18) 3741 9400 ou pelo e-mail [email protected], que serve também para tirar dúvidas a respeito das demais unidades dos Boiteis JBS pelo País.

“Estamos à disposição aqui para os nossos parceiros ligarem para nós, virem aqui na unidade conhecer a estrutura nossa, fazer conta juntos e prestar o melhor serviço que pudermos”, concluiu Guacho.

+ Como produzir boi gordo o ano todo?

+ Confinamento se transforma em “canivete suíço” do pecuarista

Assista a entrevista completa com o veterinário Luciano Júnior, o Guacho: