Fazer tricross de Hanwoo em vaca F1 Angus x Nelore dá certo no Brasil?

Criador de Pedro Leopoldo, município de clima quente no estado de Minas Gerais, quer usar a raça taurina coreana para obter marmoreio na carne

O criador Pedro Arthur, com propriedade no município mineiro de Pedro Leopoldo, pretende usar a raça Hanwoo, um taurino coreano selecionado para mármore da carne, sobre vacas F1 Angus x Nelore e quer saber se ele vai ter um bom resultado na sua intenção de produzir carne de alta qualidade.

Para tirar a dúvida do telespectador, o Giro do Boi consultou o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Zadra lembrou que a propriedade do telespectador está localizada numa região de clima quente, o que aumenta a dificuldade da missão de produzir animais precoces com carcaças com mármore de carne por meio do uso de um taurino sobre uma fêmea meio-sangue taurina, caso do Hanwoo sobre a F1 Angus x Nelore.

“Nós precisamos estar cientes de que o Hanwoo, sendo da Coreia, um taurino asiático, não é um animal adaptado. Ele é um animal de clima temperado, ou do subtrópico. Então o ideal é que você o utilize sobre uma raça tropical que você quiser fazer um animal rústico para pasto. Quando você usa o Hanwoo, que não é um animal tropical, é um animal de clima temperado, sobre esta F1 Angus x Nelore, que é uma meio-sangue tropical de clima temperado, você vai fazer um animal com muito metabolismo, de ¾ do frio”, apresentou.

Zadra fez uma recomendação para que o criador tenha sucesso em seu objetivo. “O melhor para este animal é que você desmame e o leve para o cocho, como é para um animal tricross de uma raça de alto mármore sobre a F1. Se você está buscando carne de qualidade no tocante a mármore, esse é o ideal. Você utiliza o Hanwoo sobre esta F1, ou Wagyu ou Akaushi sobre a F1, e aí você desmama e começa já no cocho por até dez meses, ganhando pouco peso, para que o mármore ocorra na carne nos níveis de altas boutiques de carne, se é isso que você está procurando”, sugeriu.

“Mas lembre-se que se você colocar no pasto este animal, ele vai sofrer demais porque ele é de uma raça do frio sobre uma meio-sangue do frio. Este ¾ do frio, animal de ¾ de sangue de alto metabolismo, não se adapta ao calor para pasto. Você tem que dar muita comida para ele. Para você aí, então, se usar Hanwoo, desmamou, vai para o cocho”, frisou.

Carne de animais da raça Hanwoo apresenta alto nível de mármore. Foto: Crossbreeding.com.br (clique para ampliar) 

Outra dúvida do produtor é sobre uma alternativa para usar sobre estas F1 Angus x Nelore, buscando saber se o Canchim seria uma boa opção.

“Vamos para a segunda pergunta. Em relação a melhor raça para usar sobre a F1, você pode usar os bimestiços, como você citou, o Canchim, ou o Santa Gertrudis, Braford, Brangus. Excelente! Lembrando que desmamou, você precisa de um capricho, ter boa pastagem, uma boa ração, suplementação. É um animal de metabolismo médio, não é meio-sangue tropical, ele já vai ter somente 44% de sangue tropical e 56% de europeu se você jogar bimestiço sobre esta meio-sangue sua. Portanto, ele requer um certo cuidado, uma boa comida, um bom pasto, pastos sombreados”, indicou.

“Outra opção seria o Bonsmara, que vai muito bem também no seu sistema para você ter uma recria a pasto com capricho para você fazer carcaças com carne macia”, completou.

Leia também:

+ Especialista dá dicas para pecuarista “construir” o boi com marmoreio

+ Akaushi é opção de qualidade na hora do cruzamento

+ Novilhas Wangus de 20,5@ selecionadas por ultrassom e os lotes em destaque de 04/09/2020

+ Vou produzir carne com marmoreio se cruzar vacas F1 Simental com Belgian Blue?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa do zootecnista no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Crossbreeding