Pancadas de chuva aliviam a seca no Centro-Oeste a partir do fim de semana

Canal de umidade diminui as temperaturas e muda condições de ar seco, o que pode enfraquecer focos de incêndio que assolam produtores rurais

“A grande novidade vai ser o aumento da umidade a partir desse final de semana, principalmente sábado, domingo e segunda e terça-feira também com algumas pancadas de chuva na Região Centro-Oeste”, anunciou o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, na previsão do tempo dentro do Giro do Boi desta sexta, 18.

De acordo com Schneider, um corredor de umidade que vem da Amazônia ultrapassa as fronteiras da Região Norte. “Tem corredor pegando o Mato Grosso do Sul, e a chuva vai ser muito bem vinda. Tem também previsão de chuva para o Pantanal, no sábado, com essa umidade”, afirmou.

“As temperaturas máximas ainda ficam elevadas na região Central do Brasil, mas como falei anteriormente, essa frente fria com massa de ar polar traz queda brusca nas temperaturas durante o fim de semana e a umidade nos próximos dias. Essa é a grande novidade de domingo pra segunda e segunda para terça. Esse canal de umidade em azul, vindo lá da Região Amazônica, passa pela Região Centro-Oeste e parte do Sudeste e aí vai provocar as primeiras pancadas de chuva em muitas regiões depois de três ou quatro meses de estiagem”, observou Schneider.

Schneider destacou que além da umidade, uma frente fria deverá mudar as condições do tempo no País. “Aí vem uma frente fria, com massa polar de forte intensidade para esta época do ano. As temperaturas vão cair bastante de sábado para o fim de semana – primeiro no Rio Grande do Sul, na Região Sul, depois chegando na Região Sudeste, pegando também Espírito Santo, sul de Minas Gerais com queda na temperatura no domingo”, completou.

Nesta sexta, a previsão de precipitações fica isolada em áreas entre o RS e SC, além de sul de SP, para depois alcançar o MS.

“Sábado, principalmente, tem condição para granizo no Mato Grosso do Sul. Os volumes vão ser muito irregulares, não vão ser tão elevados, mas algumas áreas podem, inclusive, ter temporais nessa região. Aqui é o mapa de granizo, que mostra condição, pelo menos da possibilidade em função do forte calor e do aumento da umidade. É bem comum nessa época do ano acontecer a ocorrência de granizo”, disse em detalhes.

A mudança deve aliviar também as queimadas no Centro-Oeste, apontou o meteorologista, e as áreas mais secas rumam desta vez para o interior da Bahia ao invés de adentrar no Brasil Central. “É uma boa novidade que áreas do Mato Grosso do Sul, extremo-sul do Mato Grosso vão ficar com temperaturas um pouquinho mais amenas a partir do fim de semana e o aumento da umidade, reduzindo pelo menos as condições de focos de incêndio”, tranquilizou.

Segundo Schneider, já de domingo para segunda as chuvas ficam concentradas em SP e MS, Minas e parte do sul de GO e sul do MT, também com pancadas mais fortes entre RO e AM.

O coordenador do Inmet respondeu dúvida da telespectadora Fabíola Martucci, de Vila Velha, no Espírito Santo, que questionou a respeito das idas e vindas das temperaturas, períodos quentes e frios ao longo dos próximos meses. “A gente viu que nesse fim de semana vai cair bastante a temperatura no Espírito Santo. Também muito frio para esta época, na segunda e terça-feira. E nos meses de outubro e novembro, a gente vai ver que, em função do La Niña, as temperaturas vão ter altos e baixos, períodos quentes e períodos de massa de ar frio vão entrar nessa próxima primavera. Então tem bastante oscilação na temperatura”, esclareceu.

Já o telespectador William Lima, de Imperatriz, no Maranhão, região próxima do Bico do Papagaio no Tocantins, perguntou a respeito de chuvas em sua área.

Outubro é o primeiro mês que já tem alguma chuva acontecendo. Deve ficar próximo da média ou pouquinho acima. Mas principalmente novembro a gente vai ver a canalização da umidade pegando bom volume de chuvas nessa região não só ali próximo do Maranhão, mas em toda a parte mais Centro-Norte do Brasil”, considerou. “Em outubro, a tendência é ter chuvas irregulares, que acontecem em alguns pontos do Sul do Brasil e em outros não, mas as chuvas ficando na maior parte das regiões dentro da média”, apontou.

+ Veja dicas para prevenir incêndio na fazenda e evitar denúncia por crime ambiental

Queimadas eliminam até 90% dos nutrientes do solo; saiba como evitar

Que punições o produtor pode sofrer por queimadas em sua fazenda e como evitar as sanções?

Posso fazer uma queima controlada na minha fazenda?

Queimadas podem render multas de ao menos R$ 5 mil por hectare

Veja a previsão completa do tempo para os próximos dias no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Agraer-MS