Posso dar palma forrageira para os meus bezerros?

Pecuarista mineiro quer saber se já pode oferecer a planta para a bezerrada; pesquisador da Embrapa destaca idade ideal para inclusão do alimento na dieta

No quadro Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta segunda, 23, o produtor Afrânio Saúde, de Serra dos Aimorés, município de Minas Gerais já próximo à divisa com a Bahia, teve sua dúvida esclarecida. Ele quer saber se é aconselhável ou não o fornecimento da palma forrageira para os bezerros.

“Antes de a gente falar sobre a alimentação desses animais que ainda recebem leite materno, é interessante a gente entender um pouco da fisiologia de seu aparelho digestivo”, ponderou o médico veterinário, mestre em ciência animal e doutor em zootecnia Rafael Dantas dos Santos, pesquisador da Embrapa Semiárido.

“Num bezerro ruminante, como o filhote da vaca, um caprino ou um ovino, e outros ruminantes, no início da sua vida ele tem o rúmen ainda em formação. Na verdade, o rúmen desses animais não é nem funcional no início de sua vida. […] Isso só acontece com o decorrer do avanço da idade desses animais. Então a gente tem que ter bastante cuidado em relação a que tipo de alimento será fornecido nessa fase de vida, uma fase muito importante, uma fase que o desenvolvimento do rúmen desses animais deve ser feita de maneira cautelosa, criteriosa e com embasamento técnico bastante rigoroso”, acrescentou.

Segundo Dantas, pelo menos no primeiro trimestre de vida dos bezerros, a inclusão da palma forrageira não é recomendada. “Em relação à utilização da palma forrageira para esses animais, meu entendimento é que ela não deve ser utilizada nos primeiros três meses de vida desses bezerros por conta de esse rúmen ainda não estar preparado com uma câmara fermentativa. Então o rúmen desses animais ainda está em formação”, sugeriu.

O especialista justificou a recomendação. “A palma forrageira é muito rica em carboidrato e, consequentemente, ela tem uma degradabilidade muito alta no rúmen, com a formação muito grande de ácidos graxos, de gases dentro do rúmen. Então nós recomendamos a utilização da palma forrageira apenas a partir do terceiro ou quarto mês de vida desses animais”, detalhou.

Dantas indicou que o pecuarista pode fornecer alimento concentrado para os bezerros como forma de preparar o seu rúmen. “Isso pode acontecer desde o início de sua vida. Isso (fornecimento de concentrado) pode ser feito, e inclusive é recomendado, principalmente no sistema de produção de leite, por exemplo, em que nós recomendamos sempre que desde os primeiros momentos de vida esses animais sejam suplementados com concentrado de excelente qualidade, como milho moído fino, farelo de soja e junto a um mineral de qualidade, uma ração balanceada para atender a demanda nutricional desses animais e começar a fazer o desenvolvimento desse aparelho digestivo”, completou.

“A introdução de alimentos com potencial fermentativo elevado só deve acontecer após o terceiro ou quarto mês de vida justamente por conta da capacidade fermentativa reduzida desses animais. Então as silagens, a palma forrageira, principalmente, e outros produtos que tenham uma capacidade de produção de gases muito elevada devem ser evitados nesse momento. A partir dessa idade, no quarto ou quinto mês, os animais podem começar a ter uma leve introdução da palma na sua dieta, assim como de outros alimentos de forma que ele venha a desenvolver seu aparelho digestivo com sucesso. E a partir daí, depois desse período, a utilização é normal durante todo o ciclo de vida desses animais. A utilização da palma forrageira pode ser feita e inclusive é recomendada”, concluiu.

Leia também:

+ O boi pode “enjoar” de comer palma forrageira?

Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?

Solução para escassez hídrica e de alimentos, palma tem até 90% do valor nutricional do milho

Ração para gado na seca: silagem e palma são boas opções no Nordeste

Qual é a sua dúvida sobre nutrição de gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Foto: Maria Eugênia Ribeiro / Reprodução Embrapa