Vai dar certo cruzar vacas Canchim com touro Senepol? Qual o resultado?

Pecuarista de Guaratinguetá, no interior de SP, enviou pergunta para o programa; zootecnista Alexandre Zadra aprovou escolha e apontou principais características dos produtos

O pecuarista José Bruno, criador em Guaratinguetá-SP, enviou sua dúvida ao Giro do Boi. “Qual sua opinião sobre o cruzamento da matriz Canchim x Senepol? Essa fêmea F1 pode ser usada como matriz aqui?”.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, atendeu o produtor.

Se seria uma matriz de qualidade? Eu respondo que sim. O Senepol é uma raça de pelo muito curto, ou chamado pelo zero, que quando você joga sobre uma matriz que tem ⅝ de sangue europeu, como o Canchim, você está falando em colocar rusticidade, além de tudo com choque de sangue, vigor híbrido ou heterose, já que nós usamos uma raça ‘africana ou um adaptado, que é um taurino puro e que não tem relação com o Charolês nem com o Zebu, raças que formam o Canchim”, aprovou o zootecnista.

“Portanto, o cruzamento é muito bom, eles se complementam excepcionalmente bem porque você joga uma raça de menor porte, que é o Senepol, sobre o Canchim, que é uma matriz de qualidade e de grande porte, feita com Charolês, uma raça continental de grande porte. E aí você faz animais equilibrados com pelo muito curto, ou pelo zero, e matrizes precoces, férteis e com ótima habilidade materna. Vá em frente, faça o cruzamento de Senepol com Canchim que você fará matrizes de qualidade excepcional e machos pesados”, concluiu.

+ Angus ou Brangus: que touro usar sobre vacas Charolês e Canchim no PR?

+ Tenho matrizes meio-sangue Canchim x Nelore. Devo cruzá-las com Angus?

+ Canchim: conheça as características da carne e o potencial produtivo da raça

Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

+ O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja também:

+ Boiada Canchim de quase 23@ para encher os olhos: veja os lotes de 11/01/2021

Assista a resposta do especialista no vídeo a seguir:

Foto: Gisele Rosso / Reprodução Embrapa