Qual touro vai cobrir vacas F1 Angus e Senepol e dar peso à desmama?

Alexandre Zadra sugeriu combinações distintas conforme o tipo de matriz - meio-sangue Angus e meio-sangue Senepol - para gerar a bezerrada pesada

O criador Edson dos Santos Filho, de Bauru-SP, quer aumentar o peso à desmama da bezerrada escolhendo o touro ideal para cruzar com suas fêmeas F1 Angus e F1 Senepol.

O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, tirou a dúvida do pecuarista em participação no Giro do Boi desta sexta, 26.

“Quando você vai vender uma desmama hoje em dia, normalmente quem compra essa desmama de cruzamento industrial sabe recriar e é caprichoso”, justificou Zadra.

“Na meio-sangue Senepol, você pode inseminar com Simental ou Charolês. Você vai produzir animais de grande porte. Eles complementarão o tamanho, o biotipo de menor porte da meio-sangue Senepol x Nelore e você ainda tem heterose. Você pode usar porção de raças europeias sobre essa Senepol x Zebu, já que essa matriz é 100% tropical. Então você pode usar uma raça europeia. Pode usar um Charolês, um Simental, mesmo o Hereford ou um Angus de grande porte e você vai ter sucesso absoluto”, sustentou.

“Sobre a meio-sangue Angus, aqui para São Paulo, para uma recria caprichada, você pode usar touros bimestiços como raça terminal, seja Canchim, seja Brangus, que vai dar bezerrada toda preta, seja Braford ou mesmo Bonsmara, que vai produzir um tricross de altíssima qualidade com carne macia”, completou.

+ Que touros cruzar com fêmeas ½ sangue Angus x Nelore e Senepol x Nelore?

+ Qual a melhor raça para cruzar com Nelore em SP: Angus ou Senepol?

Qual a melhor opção de raça para utilizar sobre matrizes F1 Angus e F1 Senepol?

Que touros cruzar com fêmeas ½ sangue Angus x Nelore e Senepol x Nelore na região de Prata-MG

Brangus ou Senepol: que touro cruzar com minhas novilhas F1 Angus?

Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

Que touros usar em fêmeas Senepol x Nelore na região alta da Serra da Mantiqueira?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do zootecnista pode ser vista no vídeo a seguir: