Gir é uma raça resistente para produzir leite no frio?

Produtor mineiro enviou a pergunta e zootecnista ponderou que, em climas mais frios, raças taurinas podem produzir mais leite e se reproduzir com mais facilidade

O criador Claudinei Andrade, de Caratinga-MG, tem uma dúvida. “Qual a raça é mais resistente ao clima mais frio para a produção de leite? Me interesso muito pelo Gir. O que acha?”, escreveu em mensagem endereçada ao Giro do Boi.

O pecuarista foi atendido pelo zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics. O especialista disse que, de modo geral, o zebuíno é reconhecido pela sua resistência para o outro extremo climático, o clima mais tropical.

“O Gir Leiteiro é uma raça que originalmente veio da Índia, de Península de Kathiawar, que é um lugar quente e úmido. Então ele é um animal que foi criado para uma rusticidade muito grande ao clima tropical e esse é o grande diferencial dele. Ele consegue ficar em homeostase, ou seja, em equilíbrio entre a sua saúde e o ambiente que ele está muito facilmente em clima tropical”, explicou.

Marquez respondeu que são as raças taurinas que desempenham melhor em climas mais frios e, portanto, viabilizam mais produção e mais lucro ao pecuarista de leite. “Quando a gente vai colocando um clima mais temperado, mais frio dentro desse sistema, a gente pode criar raças taurinas que vão estar em equilíbrio no ambiente e na alimentação mais facilmente. E ainda são raças com maior especialidade em produção de leite. Eu estou falando do Holandês, do Jersey, do Pardo-Suíço”, exemplificou.

“São raças que têm altas produções, porém o fator limitante seria o clima mais tropical. Já que você tem um clima mais frio, essas raças ficam com mais tranquilidade nesse sistema e vão produzir mais leite, com mais volume de leite e sua renda vai ser muito melhor”, detalhou

O zootecnista salientou ainda que, no clima mais frio, as raças taurinas vão se reproduzir mais facilmente além de produzir mais leite. “Então meu conselho para você é trabalhar com essas raças taurinas, visto que você tem um ambiente mais favorável para elas e elas, então, vão funcionar mais e melhor. O que significa isso? Produção de leite e reprodução. Está uma coisa ligada a outra, são duas situações de desafio para o clima tropical. Se você está em um ambiente melhor e mais favorável, pode partir para essas raças taurinas”, concluiu.

Leia também: 

+ O touro Gir pulou a cerca e emprenhou vaca Jersey. Vai dar problema de parto?

+ Que touro usar nas vacas Gir para produzir mais leite?

Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado leiteiro? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa:

Foto ilustrativa: Reprodução / ABCGil