Pecuarista dá dicas para você cuidar bem do seu cavalo depois da lida

Produtora Chris Moraes reforçou que bem-estar animal dentro de fazendas de pecuária está relacionado não somente aos bovinos, mas à tropa de serviço

O bem-estar animal dentro da fazenda de pecuária de corte não está relacionado somente aos animais de produção, mas também aos de serviço. Cuidar bem da tropa de cavalos, além de ser importante do ponto de vista ético, é também aumentar a longevidade de uma importante ferramenta de trabalho. Por isso a pecuarista Chris Moraes, titular do Aero Rancho, propriedade localizada em Barretos-SP, compartilhou algumas de suas dicas para o produtor que quiser cuidar bem dos seus equinos.

“Eu sou uma pessoa que ‘mega ama’ cavalos. Eu sou praticante da modalidade de adestramento e tive oportunidade de ser uma vez campeã brasileira de adestramento no hipismo”, revelou.

“Vamos lembrar que […] o bem-estar animal também cuida dos cavalos de lida porque eles estão dentro da porteira. Eles fazem parte do ciclo para podermos fazer esta mega integração, em harmonia com a natureza na mega lavoura de arroba de carne, sempre pensando no bem-estar animal. Veja só a docilidade do Galático Show (seu cavalo de lida). Eu estou montada, tranquila e serena e, ao mesmo tempo, ele é dócil e está atento ao serviço que vai fazer. Lembre também de estar atento não só ao gado, mas também aos cavalos, nós também seguimos os rígidos protocolos sanitários, lembrando de fazer vacinações, vermifugações, dar banho, escovar”, reforçou a criadora.

+ Veterinário lista três pilares para manter a tropa sadia e produtiva

+ Vacinas, vermifugação e tratamento de feridas: como cuidar da sanidade dos cavalos de lida?

+ Pecuarista de Barretos-SP conta os segredos de sua “lavoura de arrobas”

Os cuidados com os cavalos, segundo Moraes, seguem após a lida. “Lembre que depois que você trabalhou com seu cavalo, agora nós vamos tirar a sela, tirar a tralha e vamos dar um mega banho nele”, contou.

“Depois que você acabou de trabalhar com o cavalo, é muito importante poder lavar para tirar o suor, todo o sal que fica no pescoço, costas, lombo, as pernas, cascos. E uma dica muito simples que eu vou dar para vocês, para não esquecerem, vocês podem usar um sabão de glicerina, que você acha em qualquer lugar e faz uma boa assepsia também no animal” compartilhou.

+ Aprenda o modo correto de fazer rodízio e dar banho nos cavalos

Depois de um dia duro de trabalho, nada mais justo também do que agradar o forte animal. “Acabamos de fazer todo o serviço do Galático Show, ele trabalhou, tomou banho e agora ele mega merece uma bala de goma”, completou.

Montada no Galático Show, Chris Moraes mostra que bandeira do bem-estar na pecuária se estende também para os animais da tropa.

+ Conheça os capins que podem matar cavalos e como manejá-los corretamente

Pelo vídeo a seguir é possível assistir na íntegra o vídeo com o manejo dos cavalos proposto pela mega pecuarista Chris Moraes: