Quais foram os estados afetados pelas geadas nesta semana?

Meteorologista respondeu pergunta de telespectador que quer saber se suas propriedades foram atingidas pela onda de frio extremo dos últimos dias

O meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, respondeu em participação nesta sexta, dia 30, dúvida do telespectador Lauro Menezes, que tem fazendas em MS e no PR. O produtor quer saber quais foram os estados atingidos pelas geadas que caíram em várias partes do Brasil nesta semana.

“Até essa última quinta-feira (29), nós tivemos a formação de geadas […] em algumas áreas do Paraná, no centro-norte do estado, no sul de Mato Grosso do Sul e também interior de São Paulo. Teve neve, o que diminuiu um pouquinho a geada em algumas áreas, mas nos campos altos de Santa Catarina também houve formação de geada. Para a sexta-feira (30), a previsão para a madrugada, início da manhã era de formação de geada em diversas áreas do Sul e agora pegando principalmente o interior de São Paulo, Campo Grande, entre o centro e o sul de Mato Grosso do Sul, onde deve ter formação de geada. No interior de São Paulo, sul de Minas e extremo-sul de Goiás também deve ter a formação de geada”, alertou.

“É ampla a massa de ar polar. Todos esses estados que eu relatei tiveram ou terão durante a sexta-feira, na madrugada e início da manhã geadas. As temperaturas são particularmente baixas entre Santa Catarina, Paraná e até São Paulo. A capital tinha projeção para menor temperatura em cinco anos na madrugada de quinta-feira e a projeção também para esta sexta-feira de ter a menor temperatura dos últimos 27 anos, ficando abaixo de 5º C, até mesmo em torno de 3º C. Então é uma massa de ar frio de forte intensidade, que provocou esse frio muito abrangente”, completou.

A previsão completa do tempo que foi ao ar nesta sexta, 30, pode ser vista pelo vídeo que segue: