Transportadora está com vagas abertas para motoristas boiadeiros; saiba como se tornar um

Saiba como participar do processo seletivo e quais são as qualidades que uma empresa busca nos profissionais da boleia do transporte boiadeiro

No último domingo, dia 25 de julho, foi celebrado o Dia do Motorista. “São as pessoas que fazem a diferença, que fazem o nosso negócio girar e movimentam todo o Brasil”, disse em participação no quadro Giro na Estrada desta sexta, 30, a supervisora de recursos humanos da JBS Transportes Fernanda Ávila, reconhecendo a importância dos caminhoneiros que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

Em sua entrevista, Ávila revelou que a companhia está com 85 vagas abertas para interessados em ocupar a boleia dos caminhões que transportam as riquezas produzidas dentro da porteira até a mesa dos consumidores em todo o mundo. Além disso, a supervisora informou como a empresa investe no programa de formação de motoristas para assegurar a produtividade dos colaboradores e o bom atendimento aos seus clientes.

“Eu estou na JBS Transportadora desde março de 2013, então há oito anos e quatro meses eu venho conhecendo e me apaixonei por este universo do transporte. E há pouco mais de dois, quase três anos eu ocupo este cargo, como supervisora de RH na nossa área de gente e desenvolvimento. A nossa área é responsável pelos processos seletivos, pelos programas de desenvolvimento e reconhecimento desse público. O nosso maior desafio é fazê-los cada vez mais felizes, satisfeitos com suas profissões, com sua carreiras, e é muito importante para nós como um todo”, sustentou Ávila.

Assim como ocorre nas fazendas, a capacitação de mão de obra é um desafio para o transporte boiadeiro também. “A gente sabe das dificuldades que o mercado tem apresentado cada vez mais com a mão de obra qualificada, então nós investimos desde a entrada dessas pessoas com nossos programas de integração, nossos programas de conhecimento, de acompanhamento prático desses motoristas, tanto os que já possuem uma certa experiência quanto os que têm pouca experiência. A gente vai desenvolvê-los para que eles fiquem o mais próximo possível do que a gente espera em qualidade do serviço, seja olhando para as leis rodoviárias, bem-estar animal, a qualidade e o atendimento ao cliente que está na ponta também”, destacou.

+ Treinamentos de motoristas garantem bem-estar no transporte de gado

A especialista em RH detalhou como funciona a formação de um motorista boiadeiro experiente dentro da transportadora. “Para a gente é um desafio porque o mercado está em constante transformação. Com os motoristas não é diferente. Antes se você tinha uma CNH, se soubesse dirigir, isso era o suficiente para você executar atividades e ser contratado. Mas hoje existem tecnologias, procedimentos e informações que estão batendo na nossa porta todos os dias. Aqui a gente inicia a capacitação do pessoal no programa da integração (quando da contratação). Normalmente eles ficam a primeira semana em integração, conhecendo um pouco mais sobre a cultura da JBS, sobre os nossos procedimentos de qualidade de atendimento ao serviço, os nossos procedimentos técnicos, os nossos programas de segurança. Após esse período teórico ali em sala, eles são acompanhados por um motorista experiente da operação, que a gente chama de padrinho, e os motoristas fazem os primeiros […] embarques e embarques acompanhados por um motorista que a gente entende que é uma referência profissional, que tem a capacidade multiplicar os nossos valores, o nosso jeito de trabalhar”, observou.

“Nem sempre a gente encontra os motoristas já prontos, com experiência suficiente para executar com qualidade o trabalho. Então nós temos a escola de formação para aqueles que não têm tanta experiência, já que a gente exige uma experiência mínima. Os profissionais podem vir, entrar na empresa através de um programa que a gente chama de escola de formação, participar de uma carga de treinamentos maior na teoria e na prática também”, acrescentou.

Motorista ostenta certificação da capacitação na escola de formação da transportadora.

O programa deve ser robusto para comportar todo o quadro de funcionários da companhia. “Hoje a transportadora como um todo está com 1.318 motoristas carreteiros, sendo que deste número, cerca de 600 estão destinados à nossa operação de boiadeiro, no transporte de bovinos. Então são praticamente 50% do nosso quadro dedicados ao transporte bovino”, informou.

E para quem deseja passar pela formação para se tornar um motorista boiadeiro com destreza, passando por toda a capacitação que a empresa oferece, a boa notícia é que há vagas abertas. “Inclusive nós estamos com oportunidades, pois temos novas operações começando e estamos expandindo outras, portanto há um aumento de quadro. Hoje nós estamos com 85 vagas abertas para motoristas carreteiros em unidades diferentes e em praticamente todas as nossas unidades, que são 42 pelo Brasil. Os interessados podem enviar seu currículo para a gente através do e-mail [email protected] e, se quiser mais algumas informações, tirar suas dúvidas, ele pode fazer contato com o nosso RH através do telefone (14) 3511 4556”, convidou.

“A gente fica muito feliz em receber profissionais no nosso negócio e dar oportunidade tanto para os que têm experiência como para os que têm pouca experiência, mas que tem como um sonho ser motorista, estar mais próximo do agronegócio. Além de ter essas experiências técnicas no boiadeiro, a gente busca principalmente quem tem como grande virtude a paciência para lidar com o animal, para lidar com todo o trajeto, […] com todas as regras de segurança, além de ser apaixonado pelo que fez e, de fato, ter essa aderência com o campo e com o agronegócio, que faz a diferença”, finalizou.

+ Curso gratuito ensina passo a passo para fazer o transporte legal de bovinos

A entrevista completa com Fernanda Ávila pode ser vista através do player abaixo: