Fim de semana tem nova previsão de temporais com ventos de mais de 100 km/h

Tempestades ocorrem da madrugada de sábado para domingo entre o oeste da Região Sul, MS, SP, Triângulo Mineiro, sul de GO e divisa com MT

Em participação no Giro do Boi desta sexta-feira, dia 22, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, disse que há nova previsão de temporais com ventos que até podem passar dos 100 km/h entre a madrugada de sábado e domingo.

ALERTA DE TEMPORAL

Inicialmente, o coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, detalhou a previsão.

“O grande destaque dos próximos dias vai ser novamente a possibilidade de temporais com ventos fortes, alguns com rajadas acima dos 80, 90, até mesmo podendo passar dos 100 km/h na virada da tarde, noite do sábado e madrugada e decorrer do domingo, principalmente na região do oeste da Região Sul e depois na tarde/noite do sábado entre Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, região do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e na divisa com Mato Grosso”, projetou.

CHUVAS BEM-VINDAS

Além disso, Schneider também apontou outros locais pelo País que receberão precipitações também nos próximos dias.

“As chuvas já chegaram ao norte de Minas Gerais, toda a parte do interior da Bahia, já na divisa com a região de Pernambuco, na região do sul e leste do Tocantins, extremo sul do Ceará, que são regiões que vão ter precipitações nos próximos dias. Então essa metade mais central e Norte do País e parte do Nordeste tem bons volumes de chuvas previstos para os próximos dias. Em função disso, amenizou bastante a situação de seca no solo, de falta d’água no solo, em parte de Minas Gerais e deve melhorar também em parte da Bahia”, estimou.

Juntamente com estas regiões, outros locais podem ter alívio para o tempo seco, sustentou o coordenador do Inmet. “O canal de umidade fica ainda mais ao Norte do País, então até mesmo algumas regiões entre o Sertão e Semiárido podem ter chuva entre esta sexta e sábado, principalmente”, disse.

PAUSA NAS ÁGUAS

Ao mesmo tempo, a Região Sul, que contou com chuvas nos últimos dias, deve ter uma diminuição gradual das águas nas próximas semanas, comentou Schneider.

Em outras palavras, o meteorologista explicou a mudança. “Na sexta vai ter uma janela de tempo seco entre o RS até pelo menos sul de MG, essas regiões não devem ter precipitações”, ponderou.

Contudo, “algumas regiões aqui do Matopiba, sul do Piauí, Maranhão, vão ter possibilidade de chuva forte, não se descarta até mesmo granizo ao norte de MG nesta sexta-feira”, completou.

ALÍVIO NO CALOR

“No domingo, a área de umidade, de instabilidade, com passagem de frente fria, se desloca mais para a região central do país e a Região Sul já fica livre da chuva. E tem uma queda da temperatura, que não deve durar, não deve ser tão prolongada quanto esta que a gente está tendo”, concluiu.

Assista a previsão do tempo completa no vídeo abaixo:

Foto: Saul Schramm / Reprodução MS.gov.br